Trabalhar no escritório ou manter equipe em home office?

Mulher trabalhando em escritório e higienizando as mãos com álcool em gel

A flexibilização da quarentena fez com que empresas começassem a se organizar para voltar a trabalhar no escritório. Porém, do outro lado, há aquelas que preferiram manter o home office até o fim do ano ou definitivamente. Para escritórios que optaram pelo modelo presencial, será preciso adaptar o espaço para receber com segurança os funcionários – e estar consciente dos riscos que isso pode gerar. 

Entre as que escolherem o home office definitivo, é hora de repensar todo o modelo de trabalho dos funcionários e ver o que é necessário fazer para que eles fiquem em conforto, em segurança e mantenham uma boa saúde física e mental.

Se a sua empresa ainda está colocando na balança a decisão entre trabalhar no escritório ou manter o home office, então este artigo é para você! Trazemos algumas tendências em ambientes corporativos e dicas de móveis para ajudar a fazer a melhor escolha. 

Um novo cenário para quem trabalha no escritório

Com o futuro cheio de incertezas sobre qual será o cenário pós-pandemia, trabalhar no escritório pede por mudanças, tanto no comportamento dos colaboradores como na arquitetura corporativa com o propósito de manter boas práticas de segurança e higiene para todos que frequentam esse espaço. 

Para empresas que pensam em trabalhar no escritório novamente, é preciso conhecer quais são as novas tendências e entender que mudanças são necessárias e devem ser implementadas para o bem de todos. Em seguida, listamos algumas práticas que vão ganhar espaço. Confira:

Mudanças na arquitetura corporativa

Este novo momento não se encaixa mais nos antigos hábitos quotidianos. Agora, todo o espaço deve ser repensado, respeitando uma distância segura entre colaboradores, fazendo alterações em ambientes que eram ocupados em grupos e incorporando novas alternativas para mais flexibilidade e segurança.

Os móveis para escritório devem ser pensados na individualização ou, se essa opção não for possível, em mesas que possam garantir o distanciamento e contar com divisórias. Para esta última opção, a empresa pode adotar a estação de trabalho Aware, que oferece funcionalidade e personalização de acordo com as necessidades de cada espaço.

A estação Aware possibilita a opção de manter o distanciamento, assim como trabalhar com divisórias. Para melhorar a segurança do seu time, é importante distribuir os lugares para reduzir o contato entre as pessoas. 

Estação de trabalhao Aware para trabalhar em escritório.

Se a sua preferência for por mais isolamento, é importante selecionar mesas para escritório que entreguem conforto, ergonomia e um bom espaço para que o colaborador possa trabalhar confortavelmente. Uma sugestão é a mesa individual elevatória, de design minimalista, o que facilita a higienização e a instalação, que pode ser feita em qualquer local do escritório.

Cadeira e mesa de trabalho em escritório

O escritório como espaço para reuniões

Ao mesmo tempo que algumas empresas pensam em trabalhar no escritório em tempo integral, há quem aposte nele como um local para atendimento ao cliente e para reuniões. Com o time em home office, esse espaço se torna um ponto de encontro e também pode sediar mesas para quem não consegue trabalhar de casa e deseja mudar temporariamente de lugar. 

Para quem pensa nesse formato de escritório, é interessante apostar em uma nova arquitetura corporativa, que permita um local confortável, prático e dinâmico. Por exemplo, ao pensarmos em funcionários que irão ocasionalmente trabalhar presencialmente, a poltrona Club Chair é uma boa pedida. 

A Club Chair vem com apoio, que pode ser utilizado para notebook ou bloco de notas, caso você a use em espaços de reunião. A poltrona também tem base com rodízio para que possa ser movida, facilitando o distanciamento entre colaboradores. 

Poltrona Club Chair

Pensando em reuniões, uma opção segura é o C.O. Box. O bloco mantém os móveis isolados, garantindo mais proteção, privacidade e concentração. A nossa dica de segurança é utilizá-lo para reuniões entre duas ou três pessoas, algo menor. 

Além das reuniões, o O.C. Box é uma opção para manter o isolamento das mesas de trabalho, evitando o contato e a proximidade entre o seu time, prevenindo a disseminação de gotículas que são formadas durante uma conversa. 

Mais flexibilidade e humanização

A crise global causada pelo coronavírus nos relembrou de muitos valores, entre eles, que todos somos seres humanos com famílias, sentimentos e necessidades.

Voltar a trabalhar no escritório ainda pede por essa empatia, portanto, a vida pessoal dos colaboradores não deve ficar em segundo plano, e sim ser colocada em pauta para garantir bem-estar e produtividade no trabalho presencial. 

O retorno ao escritório não deve apagar todas as dificuldades que as famílias ainda encontram durante o isolamento e, por isso, é preciso estar disposto a ser mais flexível para atender as necessidades do seu colaborador e compreender como questões pessoais podem afetar a vida no escritório. 

A nossa dica é manter a flexibilidade em relação a horários, preferência por trabalho presencial ou remoto e aos sentimentos do seu time.

Humanize, abra espaço para diálogos, continue oferecendo ajuda e acompanhamento para todos. Afinal, depois de tanto tempo trabalhando em casa, os escritórios devem ser acolhedores para receber os colaboradores novamente. 

Limpeza reforçada

Depois da pandemia, a limpeza nunca mais será vista de forma tão simples, e sim como um meio de proteção contra doenças virais e bacterianas. É essencial que a sua empresa esteja consciente dessa necessidade e planeje rotinas de higienização que vão além do básico. 

Uma das lições que aprendemos com o novo coronavírus sobre limpeza,é que nada é desnecessário e pode ser ignorado. Sabe aquele sabonete que muitas vezes termina e demora dias para ser reposto? Neste novo cenário, esse tipo de situação não cabe mais e deve ser vista com atenção especial. 

Portanto, para voltar a trabalhar no escritório com segurança, é preciso garantir que a limpeza vai ser uma prioridade e que produtos de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) nunca estarão em falta. 

A implantação oficial do home office

Agora que vimos as mudanças para trabalhar no escritório, vamos falar do home office, que deixa de ser uma solução de emergência e passa a ficar oficializado por muitas empresas que encontraram benefícios nesse modelo de trabalho e viram que é possível apostar em uma opção flexível. 

Ao tornar-se uma medida permanente, é importante que as empresas mudem as suas estratégias e comecem a criar planos para garantir que essa experiência seja segura , proporcione bem-estar e garanta a produtividade do colaborador, mesmo trabalhando de casa. 

Estrutura mais consolidada

No início da pandemia, quando o home office tornou-se uma necessidade, muitos colaboradores não estavam preparados para isso. Alguns, estão tendo dificuldades, como a falta de espaço, móveis inadequados e internet lenta, além da conciliação entre a vida profissional e familiar, já que as crianças passariam a ficar em casa.

Em lares onde o número de cômodos é pequeno e o número de moradores grande, torna-se mais difícil manter produtividade e ergonomia, o que faz com que as empresas precisam estar atentas a essas dificuldades. 

Ao tornar esse modelo definitivo, é preciso criar planos para que todos os colaboradores tenham acesso a um bom ambiente de trabalho. A Riccó criou modelos específicos de móveis para home office, como a mesa Eva, desenhada e assinada por Melina Romano. 

A mesa pode ser encontrada em três opções de tamanhos e cores, além dos elementos que podem ser adicionados para facilitar a rotina, como bandeja, luminária e suporte para organizar arquivo. Outra vantagem é poder adquiri-lo por meio do aluguel de móveis para home office.

Além da mesa, é importante garantir que os seus colaboradores tenham uma cadeira que atenda a todas as normas de ergonomia e proporcione conforto para que o expediente possa ser feito tranquilamente, sem dores e incômodos.

A nossa dica é a cadeira Next, que conta com ajustes de altura e dos braços,encosto adaptado ao corpo para proteção da região lombar e assento com densidade para proporcionar conforto e ergonomia por uso contínuo.

Consultoria sobre segurança em casa

Assim como no escritório, em casa, o colaborador pode sofrer acidentes e correr riscos durante o expediente. Esse pensamento pode passar batido ao enviar funcionários para trabalhar de casa, mas a verdade é que o home office também pode oferecer situações que representem perigo. 

Portanto, para diminuir os riscos durante o período de experiente, com autorização do seu funcionário, proponha uma vistoria do espaço em que ele trabalha. 

Comece por analisar a mesa e a cadeira de trabalho, pois é bem provável ser necessário a troca destes por móveis para escritório mais confortáveis e ergonômicos.

Em seguida, observe o ambiente escolhido para executar o expediente e diagnostique os seguintes pontos: 

  • Há riscos de tropeços ou outros acidentes causados por cabos mal instalados?
  • O local é bem iluminado para fazer as tarefas?
  • Existe possibilidade de incêndios ou choques por cabos ou outras fontes de energia?
  • O espaço é ventilado e tem temperatura ideal para trabalhar com computador?
  • Caso trabalhe com documentos, eles estão guardados de forma segura e protegida?

Cultivar laços e a cultura da empresa mesmo a distância

Empresas que optam pelo modelo permanente de home office devem se responsabilizar por manter o time engajado com a cultura da empresa. Acredite, mesmo a distância é possível cultivar laços e fazer que os seus colaboradores sintam-se pertencentes. Portanto, inclua nas suas ações de recursos humanos atividades, premiações, brindes, surpresas e momentos para encontros presenciais. 

Você pode utilizar o espaço do escritório para reunir parte do seu time, para um  treinamento ou até mesmo um happy hour. É importante valorizar a amizade e o convívio entre os seus colaboradores, pois o home office tem a desvantagem da sensação de isolamento e solidão

Após conhecer as tendências para ambos os modelos de trabalho, você pode tomar uma decisão de qual cenário cabe melhor para o seu time e sua empresa.

Para ajudá-lo nesse processo, conte com o serviço de Safe Design da Riccó, que tem o objetivo de repensar ambientes e torná-los mais seguros para todos. Clique no banner abaixo e conheça mais!

ricco-volta-ao-escritorio-safe-design

SCROLL UP