Vai executar um projeto de escritório? Saiba o que analisar

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O projeto de escritório deve oferecer, além de um local para o trabalho diário dos colaboradores, uma visão do seu negócio para visitantes e clientes. Isso deve ser pensado com muito cuidado!

Montar um projeto do zero para um espaço de trabalho é algo que demanda conhecimento das tendências e compreensão do segmento, para que nada saia do eixo e cause a impressão errada.

Neste artigo, conheça quais pontos analisar antes de executar um projeto para um ambiente corporativo.

Conhecimento do mercado

O segmento da empresa é determinante para o pensamento básico sobre o projeto de escritório. Deve, sim, haver quebras de padrões, mas alguns setores específicos exigem aspectos praticamente pré-estabelecidos, como em um escritório de advocacia.

Além disso, ainda na situação de um escritório formal, uma disposição muito diferenciada pode chocar clientes mais conservadores – comuns nesse tipo de negócio – e até mesmo fazê-los duvidar da credibilidade da empresa.

Portanto, na hora de montar um projeto, busque referências em outros exemplos do mesmo segmento, para que, ao implementar aspectos novos, isso não saia do esperado para aquele nicho de mercado.

Estrutura de trabalho

Todos os móveis e a disposição deles devem favorecer totalmente o trabalho realizado no escritório. A ideia é oferecer conforto e um ambiente motivador e agradável, mas também otimizar o tempo dispensado para certas atividades.

Ainda que pareça pouco, a soma de todos os minutos que um colaborador levanta de sua mesa e vai até um arquivo para pegar certos papéis pode se transformar em uma grande perda de tempo.

Nesses casos, talvez o ideal seja colocar pequenos gaveteiros próximos às estações de trabalho ou suportes para pastas nas mesas, para que eles possam guardar os documentos mais importantes e utilizá-los sem levantar para ir até o arquivo. O mesmo vale para livros que precisam ser constantemente consultados.

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Analise o dia a dia de trabalho para compreender a estrutura necessária para a execução das atividades.

Projeção de ampliações

Negócios estão em constante expansão, e o projeto de escritório deve acompanhar as diretrizes de crescimento da empresa. Mesas mais amplas são uma boa ideia para quem quer uma plataforma de trabalho aberta, principalmente se no escritório há um grande fluxo de entrada e saída de colaboradores para reuniões.

Sempre é possível adicionar um ou dois notebooks em mesas maiores, sejam elas redondas ou retangulares. Outra ideia é, se possível, manter alguns espaços vazios para encostar mesas nas paredes quando necessário.

Ao montar seu projeto, pense sempre em um aumento de cinco a dez colaboradores, para que haja uma margem de segurança para futuras expansões.

Decoração do escritório

O projeto deve dar atenção especial à decoração, de forma que ela torne o ambiente inspirador, produtivo e humanizado.

O ideal é que os elementos decorativos respeitem as particularidades do negócio. Um projeto de escritório de advocacia, por exemplo, tende a favorecer objetos, móveis e cores sóbrias, que transmitem segurança. Prateleiras com livros e aparadores para acomodar quadros, itens pessoais e de arte são mobiliários comuns nesses ambientes.

Já a decoração de um projeto de escritório de contabilidade deve apostar em cores claras e neutras para estimular a concentração e valorizar a iluminação natural para que o local seja agradável.

Ao decorar o escritório, pense em como as pessoas sentiriam prazer em trabalhar ali e como o espaço poderia contribuir mais para a colaboração entre os funcionários, e menos para a competitividade.

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Cores, texturas e objetos exprimem a personalidade do escritório.

Um ambiente de trabalho bonito, limpo e bem cuidado é um grande estímulo à colaboração e produtividade. O funcionário precisa ter orgulho de trabalhar ali.

A estética do espaço de trabalho também exerce grande impacto sobre clientes, especialmente no contato inicial com a empresa. Uma decoração bem estruturada pode deixá-los mais confiantes sobre a parceria de negócios.

A decoração ainda funciona para transmitir a identidade da empresa, tornando fácil o reconhecimento do propósito corporativo e permitindo que os funcionários vivenciem esses valores no dia a dia.

As cores escolhidas para o mobiliário, piso e paredes vão materializar a identidade da empresa, portanto é interessante que o projeto contemple as nuances certas.

Uma tendência decorativa em alta é o paisagismo corporativo, que traz benefícios comprovados pela ciência. A inserção de plantas em espaços de trabalho ajuda na redução dos níveis de estresse, contribui para o bem-estar, para a produtividade e para a satisfação.

Ergonomia

A ergonomia imprime mudanças positivas no ambiente de trabalho, com influência direta sobre a qualidade de vida dos funcionários e sobre a melhora nas relações entre os colaboradores.

A ergonomia organizacional não atua exclusivamente nos aspectos físicos e biomecânicos, como móveis e postura de trabalho, mas também na saúde mental e no desempenho intelectual dos trabalhadores.

Criar condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades do trabalho é um dos pontos principais da ergonomia organizacional, que é alcançada por iluminação, temperatura e móveis adequados.

Outra estratégia é incluir no projeto a área de descompressão, um espaço destinado ao descanso dos colaboradores e ao alívio da pressão do dia a dia, com móveis confortáveis, jogos, livros e lanchinhos; tudo para que eles consigam recarregar as energias.

A área de descompressão não deve ficar restrita aos projetos de escritórios modernos, sendo possível encaixá-la em qualquer tipo de negócio para o usufruto dos seus benefícios.

Mobiliário

Projetos corporativos devem incorporar móveis funcionais, que facilitem a rotina de trabalho e deixem o ambiente versátil. Bons exemplos são prateleiras e nichos de parede, que compõem o espaço com harmonia, decoram e ainda simplificam o acesso a objetos importantes do dia a dia.

Outra opção são os gaveteiros, que são práticos e fáceis de transportar, podendo ser deslocados conforme a necessidade das estações de trabalho.

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Mesas e cadeiras são elementos que devem ser escolhidos pensando em conforto, ergonomia e necessidades das equipes. Enquanto advogados e contadores precisam de um mobiliário com divisórias e gavetas, o trabalho de um designer demanda uma mesa espaçosa.

Pufes, poltronas e sofás podem fazer parte do mobiliário e serem desfrutados, também, pelos funcionários, em vez de ficarem exclusivos para os clientes.

Esse tipo de mobiliário corporativo pode compor salas de reunião, de descompressão e serem dispostos em pequenos espaços privativos do escritório.

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Embora sejam uma tendência global, os escritórios abertos não são unanimidade, especialmente por influenciarem negativamente na produtividade e na concentração. É por isso que as divisórias não saíram totalmente de cena dos projetos.

Elas são responsáveis por delimitar departamentos e conferir mais privacidade aos funcionários. A diferença é que as divisórias aplicadas hoje são em materiais mais variados, como vidro, madeira, cobogó, PVC, metal, drywall e alvenaria.

Divisórias que vão do chão ao teto fabricadas em vidro e com esquadria em alumínio dão leveza e tornam o ambiente contemporâneo. O cobogó, um material tradicional da arquitetura brasileira, pode demarcar espaços, mas, assim como o vidro, não traz completa privacidade.

Alvenaria e drywall são as soluções com ótimo custo-benefício para hierarquizar setores em diretoria, administrativo e financeiro, por exemplo.

Os melhores projetos de escritório são os que entendem o nicho de atuação da empresa, sua cultura e as demandas dos funcionários. Pesquise, leia e converse para compreender as necessidades primordiais da corporação.

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