Como trabalhar em home office de forma permanente?

como trabalhar em home office permanentenemente

A pandemia do novo coronavírus obrigou muitas empresas e pessoas a se adaptarem rapidamente a mudanças improvisadas, como o regime de trabalho remoto. Mesmo em condições não ideais, há quem tenha percebido que trabalha bem de casa e gostou de algumas comodidades. Porém, para trabalhar em home office permanentemente, é necessário planejamento e conhecimento.

No post de hoje, separamos dicas para quem deseja exercer o trabalho em home office. Continue a leitura para conferir!

Tipos de trabalho remoto

Existem diferentes formas de trabalhar remotamente, e é preciso escolher a que melhor se encaixa na sua realidade.

Com vínculo empregatício

Um dos tipos de home office mais conhecidos é aquele em que você possui vínculo empregatício com uma empresa, mas realiza o trabalho de casa ao invés de ir ao escritório. Por mais que já houvesse menção da modalidade na CLT anteriormente, chamada legalmente de teletrabalho, ela começou a ser regulamentada definitivamente depois da Reforma Trabalhista, pelos artigos 75-A a 75-E da CLT.

Segundo a lei, o contrato de trabalho deverá deixar explícito o regime de teletrabalho, assim como as atividades a serem executadas. Também deverá estar presente no documento de quem é a responsabilidade de aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária para o trabalho, assim como a possibilidade de ressarcimento de valores para o empregado.

Detalhes como infraestrutura de trabalho são combinados diretamente entre o profissional e a liderança da empresa.

Mesmo trabalhando de casa, a lei obriga os empregadores a instruir os colaboradores sobre precaução de doenças e acidentes do trabalho, com assinatura de termo de comprometimento. Além disso, os artigos regulamentam que é possível negociar home office integral ou parcial, assim como a troca de regime.

Como visto acima, a grande parte dos detalhes não são rígidas, dependendo do combinado entre gestor e colaborador. Por isso, converse sobre todas as suas necessidades, para que a transição permanente do regime seja facilitada.

Regime de pessoa jurídica

Se você é contratado como prestador de serviços, enquanto pessoa jurídica com CNPJ, não existe legislação que determine as relações de trabalho entre as duas partes. Assim como em muitos dos pontos para quem é registrado com carteira assinada, o acordo deverá ser feito diretamente entre empresa e prestador.

Nesse modelo, é comum ter um contrato com todas as informações sobre o novo acordo, como horas em que deve estar disponível para contato e o sistema de entregas. Converse sobre a possibilidade de empréstimo ou reembolso (integral ou parcial) para a infraestrutura, principalmente se o serviço ocupa a maior parte de seu tempo útil.

Freelance

Freelancer é o profissional autônomo que não possui qualquer vínculo com a empresa a não ser o trabalho entregue. Comum em áreas da comunicação e artes, esses profissionais costumam prestar serviços para múltiplas empresas, seja de forma constante, esporádica ou única.

trabalhar-em-home-office-2

O profissional freelancer não possui vínculo empregatício, o que permite trabalhar de qualquer local.

Por não possuir nenhum tipo de vínculo, o responsável por toda a infraestrutura e organização é o próprio trabalhador. Por isso, muitos acabam trabalhando no improviso, mas é importante contar com as tecnologias e estruturas necessárias para o bom desenvolvimento das tarefas.

Empreendimento

Muitos novos negócios estão surgindo online, permitindo que empreendedores trabalhem diretamente de sua casa. Nesse modelo, é interessante começar com um valor disponível para a aquisição de tecnologias e itens a serem utilizados no dia a dia.

Uma vantagem é que pequenos negócios iniciantes possuem diversas linhas de crédito, governamentais e privadas, para conseguir o valor necessário para começar a girar o negócio. Porém, lembre-se que a organização financeira é essencial nesse momento!

Necessidades do modelo

Para trabalhar em home office garantindo um bom nível de produtividade é necessário analisar diversos pontos, sejam eles de atitude ou materiais.

Responsabilidade

No home office, você é o único responsável por realizar o seu trabalho. Por isso, tenha a disciplina necessária para fazer suas tarefas, sejam elas para uma empresa que possui vínculo ou não, assim garantindo um bom fluxo de trabalho.

trabalhar em home office exige responsabilidade.

Para que o trabalho em home office dê certo, é preciso muita responsabilidade e disciplina.

Para te ajudar, procure manter o ambiente sem distrações e determine um horário de trabalho, de acordo com as suas preferências. Converse com as pessoas que moram com você para que elas respeitem seu expediente, evitando conflitos.

Organização

Manter a organização durante o trabalho em home office é essencial para que a modalidade seja um sucesso. Saber priorizar tarefas e ter um gerenciamento de tempo de qualidade faz toda a diferença no dia a dia do trabalho remoto.

Utilize todas as ferramentas ao seu dispor para encontrar aquelas que você melhor se adapta. De técnicas de gerenciamento de tempo a quadros de tarefas digitais, você vai encontrar o que te ajuda a organizar a rotina.

Foco

Em casa, o que não faltam são distrações, desde um pet pedindo atenção até a cama quentinha em um dia frio. O teletrabalho exige um esforço ainda maior em eliminar o que atrapalha no bom andamento do dia, sejam interrupções externas ou procrastinação.

A melhor saída é desenvolver o hábito de trabalhar na hora correta e fazer outras atividades em outro momento. Um bom planejamento semanal irá te ajudar!

Estrutura

Um dos pontos mais ignorados quando o assunto é trabalhar em home office é a estrutura necessária para garantir uma rotina produtiva e saudável. Além de tecnologias, como computadores e uma boa conexão à internet, também é necessário prestar atenção à qualidade do mobiliário.

Ao montar um escritório em casa, preze pelo conforto e ergonomia. Dessa forma, você evita dores e desconfortos musculares e até problemas mais sérios a longo prazo.

Para te ajudar na escolha do mobiliário, a Riccó está alugando e vendendo cadeiras para profissionais de São Paulo, contando com frete grátis e seguro. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a oportunidade!

SCROLL UP