Seja trabalhando no escritório ou em casa, a busca por concentração e aumento de produtividade faz parte da rotina de todos os profissionais. Essa necessidade fez com que inúmeras técnicas de concentração tenham sido desenvolvidas com esse fim, sendo que a técnica Pomodoro no trabalho é uma das mais famosas.
Além de aumentar o foco, o método auxilia na organização de rotina, logo, quem está trabalhando remotamente, será especialmente beneficiado. Continue a leitura para saber mais!
O que é a técnica Pomodoro?
No final dos anos 90, o italiano Francesco Cirillo buscava por formas de otimizar suas sessões de estudos para a faculdade. Assim como acontece para muitas pessoas, o foco era um desafio a ser superado, então procurou formas de gerenciar melhor seu tempo e reduzir a procrastinação.
Sua ideia foi utilizar um timer de cozinha, que tinha formato de tomate (pomodoro, em italiano) para marcar suas sessões de estudo e momentos de descanso. Como seu aparelho girava por 25 minutos, decidiu que essa seria a duração dos momentos de alta concentração, com 5 minutos de descanso entre as sessões.

Um timer de cozinha foi o primeiro passo para desenvolver a técnica Pomodoro, que ajuda a manter a produtividade no home office.
O método foi se desenvolvendo até que, em 1992, o italiano notou seus resultados positivos e resolveu divulgar a técnica do Pomodoro. Desde então, se popularizou no mundo inteiro como uma das melhores formas de aumentar a produtividade.
Aplicando o método Pomodoro
Para aplicar a técnica, basta um timer e uma lista de tarefas – duas coisas que já devem estar no seu celular.
Antes de começar a usar o método Pomodoro no trabalho, crie a lista de tarefas para o dia ou período. Nela, coloque também o tempo previsto para conclusão delas, o que ajuda bastante a organizar a rotina de trabalho em casa.
Com a lista em mãos (seja no papel ou em uma tela), crie um timer de 25 minutos – você pode usar o app de seu celular para isso. Desligue todas as notificações do computador e celular, virando a tela do segundo para a mesa, e deixe aberto no PC apenas o que vai precisar para a tarefa.
Durante esses 25 minutos, dê completa atenção ao que você precisa produzir. Se a vontade de fazer outra coisa aparecer, lembre-se que em breve terá uma pausa e volte à tarefa. Quando o timer apitar, faça uma pequena pausa de 5 minutos.
A cada quatro ciclos (duas horas), faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos. Aproveite o momento para analisar os resultados, anotando também o progresso nas tarefas.
Sites e apps de Pomodoro
Atualmente, existem diversos recursos para quem deseja utilizar a técnica Pomodoro no trabalho remoto. Nele, você concentra a contagem do tempo e conta com recursos extras, como registro de atividades, milestones de produtividade e uma análise de como está sendo a experiência.
Confira algumas sugestões:
Forest
Permite contagem de tempo e criação de florestas virtuais com base em sua atividade. Disponível para Android, iOS e extensão para navegadores.
Tomato Timer
Se não quer instalar nada, esse site permite uma contagem simples, com opção para marcar as pequenas e grandes pausas. Disponível no navegador.
Focus To-Do
A opção para quem quer fazer as listas de tarefas no mesmo local de contagem do tempo. Disponível para Windows, Mac, Android e iOS.

Com aplicativo para aplicar a técnica Pomodoro no trabalho, o acompanhamento é facilitado.
Testando diferentes rotinas
A recomendação de períodos de concentração de 25 minutos funciona para muitas pessoas, mas pode ser que alguma outra rotina seja ainda melhor para você. Por isso, teste diferentes formatos, procurando por aquele que melhor se encaixa em seu estilo.
A maioria dos sites e aplicativos acima permite a edição de duração dos períodos de concentração, então sinta-se à vontade para experimentar. Algumas pessoas gostam de fazer com 40 minutos, ou até uma hora – o importante é respeitar seu ritmo. Lembre-se que o objetivo não é aumentar o estresse, e sim a produtividade.
A técnica Pomodoro no trabalho remoto ajuda especialmente quem possui dificuldade de concentração no modelo, e deseja buscar por mais produtividade.
Quer ficar por dentro de mais dicas de trabalho, concentração e design? Assine a nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo, e receba novidades diretamente em seu e-mail!