Os efeitos da pandemia de COVID-19 nas pessoas ainda serão estudados por médicos e psicólogos durante muitos anos para serem melhor compreendidos, mas as empresas não podem contar com todo esse tempo para tomar atitude.
É urgente a necessidade de entender a melhor maneira de gerenciar suas equipes durante e pós-pandemia. Neste momento delicado, é preciso prestar ainda mais atenção na saúde física e mental no trabalho, criando um ambiente o mais saudável possível, garantindo o bem-estar dos funcionários e o sucesso dos negócios.
Saúde mental e produtividade
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os problemas de saúde mental estão entre as principais causas de perda de dias de trabalho no mundo. O estudo liderado pela Organização mostra que apenas os transtornos de depressão e ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano, por perda de produtividade.
Com as pressões da pandemia e do isolamento social, o impacto causado pelo novo coronavírus na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante – um indicativo de que é hora de se atentar ainda mais a esses fatores.

A pandemia traz uma lista de novas preocupações e inseguranças, precisamos pensar sobre estresse e saúde mental no trabalho
Transtornos mentais mais comuns na rotina de trabalho
Ansiedade Generalizada
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) se caracteriza pela preocupação constante e excessiva com situações rotineiras. No ambiente de trabalho, o TAG influencia diretamente na produtividade, já que é muito difícil que um funcionário consiga focar em suas tarefas quando o pensamento é dominado por preocupações.

Sabemos como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho e precisamos preveni-la
As principais causas de ansiedade generalizada no trabalho estão relacionadas ao excesso de cobranças, a alta concorrência e à insegurança. Com a pandemia, esse cenário fica ainda mais preocupante: CEOs se preocupam dia e noite com o fantasma da recessão e da falência, líderes se sobrecarregam tentando mostrar resultados e colaboradores temem ainda mais a possibilidade da demissão.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) traz sintomas como a exaustão extrema, o estresse e o esgotamento físico que resultam de situações de trabalho que exigem muita responsabilidade e/ou incentivam uma conjuntura de constante competitividade.
Novamente, a pandemia é responsável por aumentar o estresse dentro das empresas e afetar a demanda de trabalho e cobranças dos colaboradores, trazendo chances do aumento de diagnósticos de esgotamento.
Como dar o suporte necessário aos seus funcionários
Atente-se às questões humanas
O ambiente de trabalho precisa incentivar os gestores e colaboradores a contribuir ativamente na promoção de saúde, proteção e bem-estar de todos. Boas relações sociais são fundamentais para a satisfação e o rendimento dos trabalhadores, bem como a valorização dos mesmos. .
Um líder deve sempre deixar claro o quanto o trabalho de cada um é importante para o sucesso dos projetos e da empresa.
Certifique-se também de que a comunicação esteja efetiva e que os funcionários estejam cientes das atitudes e dos planos da empresa para esse momento de crise mundial: entender em que pé estão as coisas traz mais segurança para todos. O desconhecimento só alimenta mais as preocupações, enquanto um canal aberto com diálogos e interações contribui diretamente para aliviar a pressão do dia-a-dia.
Estimule o diálogo sobre saúde mental
É possível prevenir problemas emocionais dentro da empresa quando o assunto é considerado e debatido pelas pessoas. Promova programas, dinâmicas e palestras que tratem do assunto e envolva seus colaboradores.

Pensem juntos, enquanto equipe, em formas de cuidar da saúde física e mental no trabalho em tempos de pandemia
Incentive-os a pensar sobre isso, a conversar sobre como cuidar da saúde mental no trabalho e a aprender a zelar pela própria mente, contribuindo assim para a manutenção de um ambiente saudável para toda a equipe.
Garanta boas condições de higiene e segurança no trabalho
Ninguém consegue trabalhar em paz durante uma pandemia se está com medo de ser infectado pelo vírus, certo? Ninguém sabe ao certo quanto tempo dura a quarentena, mas, no momento de fazer a transição da empresa do trabalho remoto para o escritório, é importante cumprir todas as novas recomendações e exigências de higiene e segurança, bem como orientar todos os seus colaboradores a esse novo funcionamento.
Dessa forma, não só o ambiente estará mais seguro para o retorno como os funcionários estarão mais confiantes para trabalhar sem se preocupar tanto com essas questões.
Precisa haver distanciamento físico entre as pessoas, que devem ficar a pelo menos 2 metros de distância umas das outras. Para diminuir o contingente de colaboradores no escritório ao mesmo tempo, o ideal é criar um rodízio de home office e promover um retorno parcial das atividades in loco. Também é interessante medir a temperatura das pessoas na entrada, de preferência com termômetro infravermelho, e fornecer álcool em gel em pontos estratégicos. O uso da máscara durante o expediente é obrigatório na grande maioria dos estados.
Ofereça um ambiente de trabalho confortável
A estética do ambiente tem bastante impacto em seu funcionamento e no psicológico dos funcionários. Aqui em nosso blog já falamos, por exemplo, sobre o impacto das cores no ambiente de trabalho. O vermelho, quando usado em excesso, pode trazer mais ansiedade, já que remete a ideias de rapidez e emergência. O azul, por sua vez, é relacionado à calma e à harmonia.
Ambientes silenciosos também são ideais para melhorar a concentração e diminuir o nível de estresse. A boa qualidade do ar também oferece mais conforto, melhorando a cognição e a saúde mental dos funcionários.

Saúde física e mental no trabalho: desafios e soluções também passam pelas condições do escritório
Sim, o momento é complicado: estamos vivendo uma situação totalmente inesperada que afeta a todos em diferentes graus – mas o ser humano é conhecido por sua capacidade de adaptação. A pandemia vai passar e, enquanto isso, vamos aprendendo a lidar com ela da melhor maneira e, certamente, tirar grandes lições desse período.
Para receber mais dicas de gestão e adaptação de escritórios ao momento mundial, assine nossa newsletter e receba conteúdo fresquinho, diretamente no seu e-mail! Basta preencher o formulário abaixo: