7 ideias para salas de descompressão na empresa

salas de descompressão na empresa

Se você procura como diminuir estresse no trabalho, precisa conhecer as salas de descompressão. São espaços nos escritórios voltados ao relaxamento e diversão, funcionando muito bem em empresas da indústria criativa, visto que de vez em quando é necessário realizar uma pausa para potencializar a produção.

Uma sala de descompressão na empresa pode fazer toda a diferença no dia a dia de seus colaboradores. Continue a leitura para conferir e se inspirar!

1. Mescle áreas externas e internas

Nem todo escritório permite acesso às áreas privativas externas. Entretanto, se esse for o caso em sua empresa, o ideal é adequar a sala de descompressão para que o espaço ao ar livre faça parte dela.

Trabalhe com portas de correr para facilitar e não perder espaço. É importante buscar também uma continuidade entre o ambiente e a área externa, seja no tipo do mobiliário ou nas atividades. Uma dica é sinalizar esses espaços com plantas que conversem entre si, como folhagens grandes e pequenas, dando a ideia que é o mesmo local.

Apostar em móveis que possam ser levados para fora durante comemorações, por exemplo, é uma boa proposta!

2. Pense além de mesas e cadeiras

Sentar no chão pode ser algo agradável, e estimula a criatividade. Portanto, que tal deixar um pouco de lado mesas e cadeiras e apostar em tapetes confortáveis, pufes, sofás, poltronas e até redes? Além de deixar o espaço mais convidativo, ajuda a sinalizar que aquele é o local de relaxar, e não de trabalhar.

sala de descompressão na empresa - pufes

Deixe as cadeiras de lado e aposte em pufes, sofás e outros assentos confortáveis.

Em resumo, se o objetivo é desestressar, locais confortáveis para o descanso nunca são demais.

3. Acerte nas cores

As cores possuem diversos efeitos no corpo humano, e por isso todo ambiente deve possuir tons que condizem com seu objetivo. Salas de descompressão devem ser decoradas com cores para relaxar, fazendo com que o corpo entenda que aquele é um momento de desestresse. Azul, roxo e verde desempenham bem esse papel.

Também é possível criar um cantinho mais animado, dedicado a atividades divertidas em grupo. Nele, a dica é usar cores mais vibrantes, como tons de amarelo e laranja.

4. Aposte em equipamentos e itens divertidos

Há quem prefira jogar conversa fora na hora de relaxar, mas muitas pessoas gostam de se divertir com jogos e brincadeiras. Proporcione equipamentos e itens que atinjam diferentes perfis, como jogos de tabuleiro, videogame e mesa de pinball.

Existem empresas especializadas em oferecer esses produtos como um serviço, ou seja, alugando esses itens. É uma alternativa econômica principalmente para empresas em rápida expansão.x

Confira algumas inspirações e ideias para salas de descompressão:

5. Ofereça um espaço para descanso em silêncio

Uma das regras da sala de descompressão que mais podem causar confusão é sobre o silêncio. Enquanto alguns gostam de jogar e conversar, outros preferem o silêncio para tirar um cochilo ou apenas para apreciar a calma. Por isso, é recomendado reservar um espaço, ou mesmo uma sala à parte, exclusiva para o descanso.

Esses tipos de salas de descanso em empresas podem ter isolamento acústico, aumentando o conforto. Caso não seja possível criar um espaço à parte, delimite uma região com esse fim, oferecendo cortinas, portas de vidro ou outros tipos de separação.

6. Instale a iluminação ideal

A iluminação é outro ponto importantíssimo para que a sala de descompressão na empresa seja relaxante e cumpra seu papel. Sempre priorize a luz natural, mas a artificial também pode ajudar. Via de regra, luzes frias (azuladas) deixam o corpo mais desperto, enquanto as quentes (amareladas) são as melhores luzes para relaxar.

Atualmente, você encontra versões em LED em diferentes cores, permitindo uma iluminação ideal para relaxar economizando energia elétrica e sem esquentar o ambiente.

salas de descompressão na empresa - iluminacao

Luzes amareladas são mais aconchegantes do que as azuladas.

Não exagere nas luzes, pois o excesso de iluminação pode atrapalhar o processo de relaxamento. Aposte em luzes indiretas, viradas para as paredes, para criar um efeito mais aconchegante.

7. Dê atenção à mobília

Diferencie a mobília comum do escritório e da sala de descompressão, ajudando a marcar a área de cada local. Pense primeiro no conforto, com móveis que você esperaria ver em uma sala de estar aconchegante, e não em um escritório. Mesmo assim, foque em móveis corporativos. Móveis residenciais podem ser mais baratos, porém, possuem menor durabilidade e pode haver dificuldade em encontrar peças para reposição.

As salas de descompressão nas empresas podem fazer toda a diferença na produtividade e motivação da sua equipe. A Hub Móveis está pronta para te ajudar a montar esse e outros espaços, graças ao sistema de assinatura de móveis, em que você paga apenas o período em que usa a mobília.

Se interessou? Clique no banner e conheça mais!

SCROLL UP