Dicas para o home office: como montar um escritório em casa

Montar um escritório em casa

Algumas pessoas já tinham o sonho de trabalhar de casa, outras nunca tinham pensado no assunto: em qual dessas posições a pandemia te pegou? Desde que as regras de isolamento começaram a ser aplicadas, o termo home office nunca esteve tão em alta e as pessoas precisaram se reinventar. 

Para manter a mesma qualidade do trabalho, no entanto, é importante prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de montar um escritório em casa. Siga neste post que trouxemos algumas dicas!

Siga recomendações ergonômicas

Passar 8h por dia sentado na frente de um computador não é nada saudável para o corpo, então o ideal é tornar essa atividade o mais segura possível se atentando às recomendações ergonômicas. 

Um ambiente de trabalho precisa oferecer condições básicas de segurança e saúde ocupacional, e isso também vale para o home office. A legislação trabalhista determina que as empresas disponibilizem os meios ideais para que um funcionário cumpra seu trabalho, então os gestores também precisam estar atentos para fornecer o que é necessário para apoiar o funcionário neste momento. 

Cadeiras inapropriadas e mesas na altura errada são os principais riscos ergonômicos mais comuns no ambiente corporativo, o que tende a se agravar bastante em casos de uma migração despreparada para o home office.

Montar um escritírio em casa - ergonomia importa

É preciso se atentar bastante à qualidade ergonômica dos escritórios home office.

No caso das cadeiras, é importante que elas permitam que os joelhos formem ângulos de 90 graus com a cintura e os pés se mantenham totalmente apoiados no chão. É recomendado, também, que a cadeira possua braços para que os antebraços possam ficar apoiados ali de forma confortável, permitindo a digitação sem que haja tensionamento dos punhos. 

Em relação às mesas, para que atendam aos requisitos de ergonomia, elas precisam regular com a altura do apoio de braço da cadeira. Com base na estatura média da população brasileira, foi calculado que a mesa de trabalho das mulheres deve ter 65 cm e, a dos homens, 70 cm. 

Atente-se à iluminação

Os níveis de iluminação no ambiente de trabalho também afetam a produtividade e a saúde, você já pensou nisso? Essa questão é muito mais do que apenas técnica ou estética. 

Uma iluminação adequada no escritório contribui para a saúde da visão, evitando problemas como cansaço ocular, ressecamento e dores de cabeça. Ela também facilita a execução de tarefas e pode até auxiliar na economia de recursos: as lâmpadas de LED são opções mais eficientes, econômicas e, até, sustentáveis.

Para garantir a boa iluminação do seu ambiente de trabalho em casa, posicione as lâmpadas gerais e direcionadas de acordo com o local exato em que ele será executado. Saiba também que a luz branca é estimulante e diminui o esforço necessário para atividades que exigem precisão.

Não se esqueça da organização!

Um ambiente de trabalho organizado afeta diretamente na produtividade do funcionário, pois reflete também na organização das atividades. Trabalhar em uma mesa bagunçada, com papéis espalhados e em um cômodo cheio de objetos acumulados não é o cenário ideal.

Montar um escritório em casa

A falta de organização do escritório reflete diretamente nos seus processos de trabalho.

Para isso, é importante organizar seu material de trabalho para que cada item tenha seu lugar. Entenda de quantas superfícies, gavetas ou até armários você precisa para que nada fique espalhado. Reserve locais de fácil acesso para objetos e documentos que são utilizados com maior frequência. 

Mantenha a organização no dia a dia se certificando de guardar tudo em seus determinados lugares. Mesmo assim, pode ser necessário separar alguns momentos para cuidar desse detalhe, já que a manutenção da organização deve ser uma rotina regular. Tire pelo menos um dia no mês para reorganizar, rever seus sistemas e entender se estão funcionando da melhor maneira possível e manter o padrão de qualidade.

Encontre um equilíbrio na decoração

A decoração pode fazer bastante diferença no seu astral para trabalhar, podendo oferecer o conforto e o acolhimento necessários para que você esteja bem para executar suas tarefas. Ao pensar na decoração de um escritório, o ideal é buscar o equilíbrio: não exagere na quantidade de estímulos e peças decorativas. Você vai passar muitas horas por dia dentro desse mesmo ambiente, então não o torne pesado.

Um ou outro quadro na parede pode trazer vida ao local, bem como plantas, que refrescam e purificam o espaço, diminuindo os níveis de estresse. As cores também impactam o seu estado emocional e sua produtividade. O excesso de branco, por exemplo, pode ser relacionado a ambientes tensos, como hospitais, e acabar trazendo sensações de ansiedade. O azul sugere harmonia e calma, mas se usado em excesso pode trazer melancolia e sono. Entenda o que funciona melhor para você!

Mantenha as distrações o mais longe possível

Nem todas as pessoas têm facilidade em manter o foco quando estão rodeadas de distrações. Faça o possível para deixar fora do seu ambiente de trabalho objetos e atividades que chamem muito a sua atenção, como televisores ligados ou outros passatempos.

Se você divide apartamento com amigos ou família, é importante ter uma conversa clara sobre os limites de intervenções no momento de trabalho. O convívio pessoal é um benefício do trabalho home office, mas tudo em excesso acaba se tornando prejudicial. 

Converse com as pessoas sobre a importância de manterem o silêncio e não entrarem de sopetão no escritório enquanto você está em horário de trabalho, para não interromper o fluxo de pensamento ou até alguma reunião por videoconferência

Por que os móveis por assinatura podem ser a opção ideal?

Alternativa mais sustentável e econômica em qualquer caso, ainda mais no cenário atual permeado de incertezas, a opção de móveis por assinatura passa a fazer ainda mais sentido. Assinar um serviço de móveis ao invés de comprar garante que o mobiliário esteja sempre a seu favor e não se torne um empecilho.

O aluguel de mobiliário faz muito sentido para atender a empresas que estão funcionando em formato de home office total ou híbrido.  Dessa forma, um gestor garante móveis com qualidade e ergonomia para que seus colaboradores trabalhem confortavelmente e não tenham que se preocupar com o transporte desses móveis, que são montados, desmontados e transportados pela empresa fornecedora. 

Com uma assinatura Hub, você escolhe não somente os seus móveis, mas o plano que mais faz sentido para você ou sua empresa e garante todo o acompanhamento de transporte, montagem, desmontagem e eventuais manutenções. Conheça nossas opções clicando no banner!

SCROLL UP