A busca por mais contato com a natureza já vinha crescendo nos últimos anos e se consolidou como uma tendência pós-pandemia que pode ser encontrada em diversas áreas: desde a escolha de destinos de viagens até elementos de moda e design de interiores.
A decoração com plantas vem ganhando cada vez mais o coração dos que querem trazer a energia da natureza para os ambientes fechados, incluindo os de trabalho, onde se costuma passar grande quantidade de horas diárias. Entenda um pouco mais sobre o assunto e confira uma lista das sete melhores plantas para escritório para escolher as suas!
- Leia também: O impacto das cores no ambiente de trabalho
Conheça o conceito de biofilia
O termo biofilia vem da junção das palavras gregas bios (vida) e philia (amor), significando, portanto, “amor à vida”. Foi o biólogo estadunidense Edward O. Wilson quem utilizou o termo pela primeira vez, na década de 1980.
Ele defende, em seus estudos, que os seres humanos têm ligação emocional e genética hereditária com a natureza e que, portanto, se beneficiam imensamente do contato próximo a ela.

O contato com a natureza aumenta os níveis de bem-estar.
Atualmente, com a vida cada vez mais agitada e centralizada nas grandes cidades, precisamos encontrar alternativas que tragam a natureza (e seus benefícios!) para perto, por meio, por exemplo, das explorações da biofilia na arquitetura. Por conta disso, nos últimos anos, as plantas vêm ganhando cada vez mais espaços de destaque no paisagismo e no design de interiores.
Por que usar plantas na decoração do escritório
Além de deixar o ambiente mais bonito e convidativo, a decoração viva no escritório melhora a qualidade do ar, aumenta a satisfação dos colaboradores, estimula a concentração e, segundo pesquisa realizada recentemente na Universidade de Hyogo, no Japão, ajuda a aliviar os estresses da rotina.
Pesquisa australiana realizada em 2014 revelou que a presença das plantas na decoração pode melhorar em até 15% a produtividade dos funcionários, já que aumenta os níveis de bem-estar e estimula um melhor envolvimento com as atividades cotidianas.

Um ambiente com elementos da natureza a produtividade dos funcionários.
7 melhores plantas para escritório
1. Cacto
Os cactos são uma ótima opção de plantas para escritório, por serem muito fáceis de cuidar e capazes de sobreviver com pouca água e em ambientes fechados, desde que estejam localizados em pontos bem iluminados.
Além de oferecerem um tom descolado e exótico à decoração, os cactos passam a ideia de resistência e força de vontade e, segundo o feng shui, são ótimos purificadores de ambiente.
Suas versões menores são ótimas opções de plantas para mesa de escritório, podendo estar bastante próximas dos funcionários, sempre ao alcance do olhar. Os cactos maiores, por sua vez, são perfeitos para dar um toque de vida àquele canto da sala que ficava vazio.

Os cactos são fáceis de cuidar e, por isso, são plantas muito práticas para se ter em escritório.
2. Aglaonema
As aglaonemas são ótimas plantas para ambientes internos porque são excelentes filtradoras de ar e se adaptam facilmente a baixas quantidades de luz, podendo estar até mesmo nos cantinhos em que um cacto passaria dificuldades.
Elas também são fáceis de cuidar, visto que precisam de água apenas uma vez por semana, e costumam encantar por sua grande variedade de tons de verde e até de rosa, o que faz com que algumas pessoas cheguem a desconfiar de que não são de verdade!

A aglaonema é reconhecida por purificar o ambiente, filtrando as toxinas do ar.
3. Zamioculca
A zamioculca também é outra planta famosa por ser de fácil manutenção e se adaptar muito bem a ambientes com pouca luz. Precisa ser regada apenas duas vezes por semana e permanece bonita e vistosa por algum tempo, mesmo que não esteja sendo tão bem cuidada.
Por crescer muito bem na sombra e não poder entrar em contato direto com a luz solar, ela é uma excelente opção para adicionar um toque de vida justamente àquela parede do escritório que nunca pega sol.

A zamioculca é simpática até no nome e só precisa ser regada duas vezes na semana.
4. Espada-de-são-jorge
Além de ser uma planta lindíssima e contribuir com decorações modernas e descoladas, a espada-de-são-jorge tem, ao menos no Brasil, um forte significado de proteção, ligado ao santo homônimo.
Por ser oriunda da África, está acostumada a viver em condições bastante áridas e, portanto, é muito resistente e costuma ter longa durabilidade mesmo que não seja regada com a frequência ideal. Também não precisa se incomodar com o ar-condicionado do escritório: mesmo sendo acostumada com o clima quente, a espada-de-são-jorge se dá bem com temperaturas a partir dos 13 graus.
É uma planta que não precisa de luz direta, mas se dá melhor com ambientes iluminados ou, ao menos, à meia-sombra. Também não precisa ser regada todos os dias, a dica é conferir se a terra do vaso ainda está úmida e regá-la, apenas, quando estiver seca. Nesse ritmo, pode chegar a passar mais de 15 dias sem precisar de água.
Um detalhe importante: apesar de indicada para ambientes internos, a espada-de-são-jorge é tóxica para cachorros e gatos! Isso acaba tornando-a ainda mais indicada para os ambientes de escritório, onde os bichinhos não costumam circular, ao contrário de muitas residências.

A espada-de-são-jorge é uma planta bastante resistente e durável.
5. Clorofito
O clorofito é famoso por ser uma das plantas mais eficazes na purificação do ar, sendo capaz de remover outras toxinas do ambiente, que vão além da limpeza do dióxido de carbono proporcionada por todas as plantas durante o processo da fotossíntese.
Assim como todas as outras da lista, também é uma planta fácil de cuidar e precisa ser regada, em média, duas vezes por semana nos dias mais quentes e de duas a três vezes por mês nos meses de inverno.
O cuidado principal que se deve ter com ela é que seu crescimento é muito rápido, tornando necessária a sua realocação em vasos maiores, pelo menos, uma vez por ano.

O clorofito é muito reconhecido pela sua ação purificadora de ambientes.
6. Pacová
O pacová é bastante recomendado para ambientes de escritório por ser uma das plantas cujo ar-condicionado não prejudica. Ela também não precisa de muita água, ficando satisfeita se regada uma vez por semana. Seu ponto de atenção, no entanto, é a luz! Nada de colocar um pacová em um canto sombreado, ele precisa de luz para crescer e permanecer com as folhas verdinhas e vistosas!

O pacová pode ser um guerreiro do ar-condicionado, desde que esteja perto da luz!
7. Hera
A hera é outra planta famosa de escritório por resistir muito bem ao ar-condicionado, já que prefere temperaturas frias, e dar um ar descolado a qualquer ambiente, já que, por ser uma trepadeira, se agarra às prateleiras para continuar crescendo. Se tiver espaço, ela pode alcançar 12 metros de comprimento!
Essa planta é muito resistente e versátil, pode ser plantada tanto em vasos quanto para cobrir paredes inteiras e se dá bem tanto com o sol quanto com a sombra.

Como usar plantas na decoração: acompanhar o crescimento de uma hera pode ser surpreendente!
Agora que você já sabe quais são as melhores plantas para escritório e entende um pouquinho sobre as características e os principais cuidados com cada uma delas, já consegue decorar a empresa com vida e melhorar o bem-estar e a produtividade de todos no ambiente de trabalho!
Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de se inscrever na newsletter para recebê-lo todas as semanas diretamente em sua caixa de entrada! É só preencher o formulário abaixo: