Uma empresa é feita de pessoas e, portanto, para que ela funcione da melhor maneira possível e alcance o sucesso, é preciso saber atrair os melhores profissionais e reter talentos. Há alguns anos, essa não era uma tarefa tão complicada, visto que as gerações anteriores buscavam construir toda a sua carreira e trajetória profissional em uma mesma empresa.
Atualmente, no entanto, isso mudou. A geração millennials chegou ao mercado para revolucioná-lo: ao procurar, principalmente, por liberdade e propósito em suas relações de trabalho, eles não sentem a necessidade de se prender a uma mesma firma pela vida inteira, muito pelo contrário. Siga no texto para entender a importância da valorização dos funcionários e confira oito dicas de como reter talentos!
Por que investir na retenção de talentos?
Todo gestor sabe o poder de uma equipe sólida e engajada, bem como conhece o alto investimento que exige a contratação de cada funcionário novo, já que os custos de seleção e treinamento envolvem tempo e dinheiro.
Sendo assim, o ideal é fazer o possível para que as contratações sejam efetivas e façam valer esse investimento, resultando em profissionais que fiquem uma boa quantidade de tempo na casa e se envolvam de maneira sólida com a empresa e com seus times de trabalho.

Equipes formadas por pessoas envolvidas com o trabalho e bem relacionadas entre si tendem a trazer bons resultados para a empresa.
As estratégias de retenção de talentos em uma empresa são conjuntos de planejamentos e ações que visam fidelizar os colaboradores para que eles tenham menos interesse em se candidatar para outras vagas e, eventualmente, migrar para a concorrência.
Isso significa valorizar os bons profissionais, que tanta diferença fazem no negócio, para que eles sejam vistos, saibam que são importantes e que têm para onde crescer e se sintam estimulados a permanecer na empresa.
Quando uma empresa trabalha com um plano de retenção de talentos ela evita custos com o treinamento de um novo colaborador para ocupar uma mesma vaga, mantém o ânimo e os bons relacionamentos entre as equipes (que, em geral, são impactadas negativamente com a saída de membros importantes) e também, é claro, mantém dentro da empresa os conhecimentos e as habilidades de cada bom profissional que permanece no time.
Como reter talentos na empresa?
Tendo em vista todas essas vantagens que a fidelização dos colaboradores traz, muitos gestores procuram, constantemente, dicas de como diminuir a rotatividade dos funcionários. Esse trabalho passa por mudanças na cultura da empresa como um todo, mas vale muito a pena. Confira as nossas dicas:
1. Apresente propósitos
Os profissionais da nova geração buscam cada vez mais propósito e significado em seu trabalho. Para fidelizá-los, portanto, é importante que o negócio tenha uma missão clara e bem desenhada, bem como eles sintam que suas funções dentro do time façam sentido e sejam impactantes no todo.
É importante ter bem definidas quais são as razões de ser da empresa, em diversos âmbitos, e garantir que todos os colaboradores estejam cientes desse propósito e saibam que faz sentido caminhar para alcançá-lo.

Garanta que seus funcionários saibam onde a empresa quer chegar e entendam que fazem parte desse propósito.
2. Ofereça flexibilidade
Além de propósito, a nova geração quer liberdade no trabalho. Ao contrário do que muitos gestores podem pensar, oferecer flexibilidade aos funcionários aumenta a produtividade das equipes ao invés de diminuí-la, visto que os colaboradores trabalham mais satisfeitos e seus níveis de felicidade impactam positivamente na qualidade da execução.
Oferecer flexibilidade no trabalho passa por mudar a cultura interna da empresa e fazer entender que não são necessariamente o local de trabalho e os horários predefinidos que importam, e sim os resultados apresentados.
Pesquisa da Harvard Business School, realizada em 2019, comprovou o quanto programas flexíveis de trabalho e políticas de home office aumentam a produtividade dos funcionários.
Segundo o relatório Owl Labs Remote Work 2019, 83% dos profissionais entrevistados se sentem mais felizes com a possibilidade de trabalhar de casa e 74% responderam que essa flexibilidade faz com que eles tenham menos vontade de sair da empresa.
3. Valorize seus colaboradores
Passam-se os anos e as empresas buscam cada vez mais formas de se reinventar para atrair pessoal. No entanto, garantir que as pessoas sejam valorizadas continua sendo uma “fórmula nada secreta” para a motivação e a fidelização dos funcionários.
Não pense que elogios são bobagem: ouvir aquela palavra de congratulação por conta da boa execução de um projeto pode mudar o dia de um colaborador e, a médio prazo, elevar seus níveis de satisfação com a empresa.

Os elogios podem fazer toda a diferença no engajamento dos funcionários.
Mas não se preocupe, nem só de elogios vive uma cultura de valorização. Aumentar os níveis de responsabilidade e complexidade nas tarefas de um funcionário também é mostrar que ele está sendo visto e valorizado.
Oferecer aumentos salariais e, eventualmente, bônus financeiros por atingimento de metas também são formas eficientes de garantir que suas equipes se sintam valorizadas e satisfeitas com a empresa.
4. Trabalhe com planos de desenvolvimento, metas e desafios
Os trabalhadores, em geral, se sentem desmotivados quando trabalham nas mesmas coisas todos os dias e não enxergam progressões em seus cargos e salários. Também faz parte do processo de valorização, portanto, que um funcionário saiba claramente que está progredindo na carreira e que tem novos objetivos para alcançar.
Para isso, é interessante trabalhar com planos de desenvolvimento de carreira bem delineados, nos quais o profissional pode enxergar seu crescimento e entender o que deve fazer para chegar ao próximo passo.
Para além dos planos individuais de carreira, um funcionário se sente mais motivado quando trabalha com metas de resultados e consegue visualizar melhor os objetivos de cada projeto e tarefa do dia a dia. Desafios extraordinários também são sempre bem-vindos para dar aquele up na rotina da equipe.
5. Invista na formação dos funcionários
O investimento, por parte da empresa, na formação de um funcionário também é uma nítida valorização do profissional, que se sente importante o suficiente dentro da organização para que os gestores tenham vontade de especializá-lo cada vez mais.

Oferecer cursos e oportunidades de aprendizado também é uma forma de reconhecimento de funcionários.
Investir na formação de um funcionário também faz parte de sua fidelização porque, quanto mais capacitado, mais chance ele tem de chegar a cargos mais altos e, consequentemente, ter salários maiores que o façam ter ainda mais vontade de continuar na empresa — afinal de contas, a remuneração é, obviamente, um fator muito decisivo na hora de escolher uma vaga.
6. Lembre-se de que todos são humanos
Como dissemos na primeira frase deste texto, uma empresa é feita de pessoas. Mesmo que ela seja cheia de máquinas: quem cria as máquinas e as comanda são pessoas. Encarar cada funcionário como apenas “mais um número” dentro da organização é a chave do fracasso na retenção de talentos.
Não tem como cobrar dos colaboradores que eles utilizem todo o potencial de suas habilidades intrinsecamente humanas (como a criatividade) e esquecer que também existem “particularidades”, como sentimentos e eventuais irregularidades de produtividade.
Seres humanos não são máquinas e é importante que os gestores tenham isso em mente e garantam que cada funcionário é visto como uma pessoa, que tem suas qualidades e dificuldades e que precisa ter sua saúde física e mental zelada pela organização.

Lembre-se de que os funcionários são seres humanos e precisam manter a saúde mental em dia para entregar bons resultados.
7. Zele pela cultura interna da empresa
Todas as dicas que falamos até agora dependem de que a empresa conte com uma cultura organizacional bem estruturada, firmemente estabelecida e que seja seguida por todos.
Estabelecer a cultura da empresa passa por criar diretrizes de valores, comportamentos e práticas que devem ser compreendidas e adotadas por todos os funcionários para que se crie um sistema em que todos saibam as melhores maneiras de se portar, saibam o que é ou não permitido, quais são as linhas possíveis de serem cruzadas e não se sintam perdidos.
Isso não quer dizer que todos os funcionários devem ser iguais, muito pelo contrário. A cultura da empresa deve existir para garantir, inclusive, o direito de todos serem respeitados em suas singularidades, desde que ajam corretamente e de acordo com o que se espera.
8. Atente-se ao ambiente
Um ambiente de trabalho seguro, confortável e respeitoso também é fundamental para o bem-estar e a motivação dos colaboradores. Todo mundo trabalha melhor quando se sente seguro.
Atualmente, esse ponto deve ser ainda melhor observado, visto que a pandemia de Covid-19 trouxe novos protocolos relacionados à segurança e à higiene dos ambientes de trabalho, que devem ser seguidos à risca para evitar contaminações.
É importante, também, se atentar à qualidade dos móveis, para evitar os riscos ergonômicos no escritório, bem como prestar atenção aos níveis de temperatura, iluminação, ventilação e qualidade do ar dentro da empresa.
Seguindo essas dicas, é possível montar um sólido plano de retenção de talentos na empresa e garantir que seu negócio possa contar com os melhores profissionais e com equipes engajadas!
Gostou do nosso conteúdo? Para receber mais dicas como essa diretamente em sua caixa de entrada, é só se inscrever na nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo!