Por conta da pandemia e da necessidade do isolamento social, muitas empresas e equipes que costumavam trabalhar em formato 100% presencial passaram a lidar, pela primeira vez, com a modalidade do trabalho remoto.
Como em todo processo de adaptação, dúvidas e dificuldades aparecem diariamente, tanto para os colaboradores quanto para os gestores, que precisam reaprender a gerenciar sua equipe de uma maneira totalmente nova.
A busca pelas melhores formas de medir a produtividade de uma equipe já é uma preocupação constante na rotina de um líder, que foi intensificada após a imposição repentina do novo modelo de trabalho. Continue a leitura e confira dicas que podem te ajudar nesse processo de gestão remota!
Abra canais de conversa
No ambiente do escritório é bastante comum ir até a mesa do colega para trocar uma ideia ou mesmo passear entre as mesas para observar se estão todos presentes e disponíveis. Essa experiência precisa ser transportada para o mundo virtual da maneira mais eficiente possível.
Aplicativos como o Slack e o Discord funcionam como um workspace, permitindo desde a rápida troca de ideias até conversas em grupo reunidas por temas específicos e chamadas de vídeo. Além disso, o funcionário pode deixar claro quando está online, em seu tempo de trabalho, à disposição da equipe.
No trabalho a distância os cuidados com a efetividade da comunicação precisam ser redobrados. As informações têm muito mais chance de se perderem pelo caminho. O ideal é criar o fluxo que mais faça sentido para sua equipe. É interessante definir quais tipos de pautas podem ser tratadas pelo chat, quais funcionam melhor sendo registradas por e-mail e quais exigem a boa e velha reunião – que agora acontece através de chamadas de vídeo.

Ofereça canais de comunicação variados e efetivos
Cobre entregas, não horários
Algumas ferramentas de gestão, como o Teamwork e o Rurun.it, são interessantes para manter um acompanhamento regular das atividades dos colaboradores e dos progressos das tarefas. Elas também funcionam bem para medir a produtividade em home office.
Com esse monitoramento, fica mais fácil entender o que cada um está fazendo, em que projetos está envolvido e a demanda de tempo necessária para o cumprimento dos prazos. Sendo assim, faz mais sentido acompanhar o andamento das entregas do que vigiar as horas exatas que um funcionário passa online ou deixa de passar.
Confie que, dentro dos limites, sua equipe tem plena capacidade de gerenciar o próprio tempo. Ela pode trabalhar em empregos com horário flexível e o que realmente importa é se o trabalho está sendo todo entregue no prazo e com qualidade.
Analise mais do que números
Pessoas não são máquinas – e nem devem ser. Só seres humanos têm condições de entregar à empresa habilidades mais subjetivas, como a criatividade, mas também exigem mais subjetividade em suas avaliações. Pense melhor em como dar feedbacks neste momento.
Uma conjuntura de pandemia e crise mundial pede ainda mais atenção aos aspectos humanos e particularidades de seus funcionários. Entenda quais são os novos contextos em que eles precisam trabalhar. Quais são as adaptações que estão precisando fazer? Os níveis de estresse e ansiedade pelos quais estão passando tanto com as novidades na forma de trabalhar como com a própria pandemia em si devem ser observados.
Só é possível melhorar a produtividade da equipe se dispondo a entendê-la da forma mais humanizada possível. Lembre-se sempre de que números não são tudo e que cada colaborador é um indivíduo, que trabalhará melhor ao se sentir compreendido, valorizado e incentivado.
Procure soluções individuais
Os hábitos e formas de trabalho dos colaboradores já não são iguais enquanto estão todos durante os mesmos horários dentro do ambiente da empresa. Imagine quando estão em contextos diferentes.
É claro que, no cenário ideal, todos teriam residências e circunstâncias de vida totalmente adaptáveis para o home office, mas sabemos que essa não é a realidade. Se as empresas não estavam preparadas para aplicar o modelo, não dá para esperar que cada um dos funcionários estivesse.
Procure entender os problemas e demandas de cada um individualmente e, se possível, ajudar a solucionar. Algumas questões são bastante pessoais e mais complicadas. A presença de crianças em casa pode ser um desafio, em alguns casos, pois elas provavelmente estão sob a responsabilidade dos pais, já que, com o isolamento, também não podem ir para a escola. Neste caso, é interessante entender, tentar aconselhar e manejar da melhor forma.

Entenda as circunstâncias de home office de seus funcionários para auxiliá-los
Muitas vezes, no entanto, as questões podem ser mais simples. Um colaborador talvez não tenha em casa o equipamento adequado para a realização do trabalho, ele poderia levar o da empresa? E em relação aos móveis, será que todos têm em casa uma cadeira ou mesa ideais? Essas são questões mais práticas que impactam diretamente na produtividade e podem ser resolvidas com mais facilidade.
A Hub não apenas oferece móveis por assinatura para escritórios, como atende também empresas que atuam no modelo de home office. A entrega do mobiliário adequado é realizada nas residências dos funcionários. Em nosso e-commerce, você pode fazer a assinatura do plano que melhor atende às suas necessidades do momento.
Continue de olho também aqui em nosso blog para conferir mais dicas de gestão e adaptação de empresas e escritórios ao momento atual. Se quiser receber o conteúdo fresquinho direto na sua caixa de e-mail, é só assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!