Como funciona a gestão de facilities para empresas

Gestão de Facilites são serviços realizados por empresas terceirizadas, com mais de um serviço adquirido por meio de um único contrato, o que permite que a empresa contratante possa manter-se operando de maneira segura e lucrativa já que esse tipo de serviço pode gerar algumas economias para a empresa.

Os serviços que fazem parte das facilities são: limpeza, logística, armazenagem, suporte administrativo, jardinagem, manutenções, aluguel de equipamentos e/ou veículos, serviços de segurança, entre outros.

Esse tipo de serviço é uma tendência consolidada no mercado, o que faz com que cada vez mais empresas procurem sobre o que é facilities. As empresas que fornecem esses serviços visam a otimização dos trabalhos e a simplificação do acesso aos serviços.

Por essa razão, a maioria das empresas terceirizadas possui um gestor de facilities, para fiscalizar a prestação de serviços, para garantir o cumprimento do contrato e manter a qualidade dos serviços prestados.

Importância das facilities para empresas

As facilities permitem que a empresa contratante desse serviço economize de várias maneiras, principalmente com a contratação e capacitação de funcionários, já que a empresa contratada será responsável por esses encargos.

Ou seja, com a contratação de empresa que fornece um ou mais serviços de facilities para empresas, a empresa contratante manterá o foco em suas atividades principais, sem precisar dedicar-se profundamente as atividades que não são fundamentais, o que gera economia de tempo, dinheiro e outros recursos, dedicando-se integralmente para gerar resultados.

Mas, além desses fatores, a contratação de facilities é primordial para que a empresa possa contar com profissionais já capacitados e com experiência nesse tipo de prestação de serviços.

Como gerir

Os serviços que fazem parte das facilities são administrados facilmente, já que em apenas um contrato é discriminado mais de uma prestação de serviços terceirizados, como jardinagem, limpeza interna, copa, por exemplo.

Mas, além das obrigações contratuais, a empresa contratante precisa certificar-se regularmente a respeito do cumprimento do contrato e do cumprimento da legislação trabalhista da empresa contratada em relação aos seus colaboradores, já que a empresa contratante se torna corresponsável pela contratação, o que pode gerar problemas futuros.

Para evitar problemas de maneira proativa, a própria empresa contratada costuma colocar mais um profissional na empresa contratante, que é o gestor de facilities. Esse profissional é o responsável pela fiscalização da qualidade dos serviços prestados em sua empresa, coordenando os colaboradores terceirizados.

Além desses serviços citados a gestão de facilities cuida da manutenção e mudança dos ativos mobiliários.
Quando quebra uma cadeira, uma mesa, o armário que não fecha corretamente quem as pessoas solicitam? Advinha quem vai gerenciar esse conserto?
O desafio de montar novas posições de trabalho ou criar uma sala de reunião em um final de semana, são atribuições que a facilities coordena quase que frequentemente.
Ter fornecedores chave que envolva arquitetos, elétrica, TI, desmontagem e montagem de móveis entre outros serviços é crucial para o gestor de facilities.
Sabendo disso a Riccó Móveis Corporativos criou uma linha flexível para facilitar que essas mudanças ocorram com menor impacto.

Associação Brasileira de Facilities

Para ajudar a organizar e centralizar as empresas prestadoras de serviços terceirizados, além de passar mais segurança e melhorar a representatividade no setor, foi criada a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), que não possui fins lucrativos.

A ABRAFAC visa tornar clara e mais estratégica as ações das facilities no mercado brasileiro, promovendo a capacitação e reconhecimento adequado aos profissionais da área.

Para garantir mais segurança aos contratantes e consumidores em geral, a ABRAFAC disponibiliza uma relação das empresas parceiras em seu site oficial. Confira!

A Riccó sempre esteve presente junto a ABRAFAC reunindo eventos como “Mulheres de Facilities” e apoiando esta profissão.

SCROLL UP