Como adaptar o escritório para o modelo híbrido de trabalho?

Escritório modelo híbrido.

O escritório do futuro foi antecipado com a chegada do novo coronavírus. As mudanças de espaços e modelos de trabalho, a inserção cada vez maior da tecnologia e os novos hábitos de rotina contribuíram para que um cenário inovador se estabelecesse.

Ao experimentar o home office, empresas começaram a se questionar sobre o significado do escritório e se de fato o trabalho presencial continuaria a fazer sentido. Uma das alternativas encontradas é o modelo híbrido, que contempla quem prefere continuar a fazer o expediente em casa ou remoto, assim como quem se sente melhor no local. 

Em resumo, o escritório em modelo híbrido tem como objetivo funcionar como um espaço para reuniões, atendimento ao cliente, treinamentos e coworking. Portanto, é preciso adaptar a velha arquitetura para criar novos ambientes conectados com essa nova cultura. Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o que é preciso para iniciar essa mudança. 

Adaptação do espaço

O modelo híbrido em nada se assemelha aos escritórios tradicionais, cheios de mesas e cadeiras próximas, espaços formais e salas de reuniões sérias. Ele é um ambiente mais humanizado, confortável e que oferece a praticidade de poder trabalhar onde a pessoa se sentir melhor. A ideia é poder receber quem quer continuar a trabalhar presencialmente, mas a partir de uma arquitetura corporativa mais receptiva. 

Portanto, para começar, tenha em mãos a lista de pessoas que querem fazer home office, as que preferem presencialmente e quais optaram pelo modelo híbrido de trabalho. Ter essa noção de espaço é essencial para saber quais adaptações podem ser feitas no local. 

Área de trabalho coletivo

Com a lista em mãos, chegou a hora de começar a transformar os espaços. Você pode dar início pela área de trabalho coletivo, que ficará muito semelhante a um coworking, porém apenas com funcionários da empresa. Esse novo ambiente deve ser prático, com móveis que permitem mobilidade e conforto. 

Em geral, coworkings sempre contam com estações de trabalho coletivas. Porém, neste novo momento, é interessante pensar em algumas opções mais individuais, com o intuito de manter a segurança das pessoas, mas ainda assim permitir que elas trabalhem juntas. Por isso, selecionar os móveis de escritório com cautela é fundamental para o modelo híbrido

Uma inspiração muito interessante são os lounges, que se adequam muito bem ao distanciamento social, porém com um toque de descontração, o que será ótimo para receber a sua equipe de volta. Alguns móveis que não podem faltar nesse modelo são as mesas específicas para notebook, como a Frisokar. Por ser menor, pode ser inserida em qualquer espaço e é facilmente transportada. 

A cadeira Beti e mesa Frisokar são ótimos móveis para espaços que pedem por mais individualidade. 

Cadeira e mesa para modelo híbrido de escritório

A cadeira Beti e mesa Frisokar são ótimos móveis para espaços que pedem por mais individualidade.

Para acompanhar, a poltrona Beti (na foto acima) é uma ótima opção, pois foi feita pensando em fluidez, facilidade e conforto. A combinação de mesa para notebook e assentos práticos tem tudo a ver com um lounge de um escritório híbrido

Se você desejar implantar algumas estações de trabalho, lembre-se de estabelecer regras de distanciamento e instruir a equipe para deixar um espaço entre as cadeiras. 

Sala de reunião

O escritório em modelo híbrido valoriza muito o espaço para reuniões, afinal, o intuito é que esse ambiente seja um lugar para encontros entre a própria equipe ou com os clientes. Portanto, ele merece uma atenção especial e uma visão que não esbarre na ideia tradicional de uma sala com mesa comprida e várias cadeiras ao redor.

Pensando em segurança, conforto e praticidade, o ideal é apostar em móveis que possam ser facilmente movidos de lugar e que cumpram com a função ergônomica. Uma dica é a Club Chair, uma poltrona de design sofisticado e com apoio para notebook ou para fazer anotações. 

A poltrona Cluba Chair pode ser utilizada para espaços de reuniões ou locais de trabalho coletivo. 

Duas poltronas Club Chair. Uma púrpura e outra bege.

A poltrona Club Chair pode ser utilizada para espaços de reuniões ou locais de trabalho coletivo.

Regras do escritório

Além de pensar no espaço físico para um trabalho em modelo híbrido, é essencial criar novas regras que serão colocadas em prática, considerando que parte da equipe estará em casa, enquanto outra marca presença no novo escritório. Portanto, manter a cordialidade, conexão e comunicação entre os dois grupos é fundamental para que este formato dê certo. 

Independentemente de estar em casa ou no escritório, todos os funcionários devem manter uma única plataforma como meio de registro e comunicação. Isso deve acontecer para evitar desencontros ou obstáculos que o impeçam de passar informações para frente. E aí está a importância de, antes de definir o modelo híbrido, organizar todas as ferramentas e os recursos que serão utilizados pela empresa. 

Após essa etapa, crie as regras para ocupar o escritório híbrido. Em um cenário pós-pandemia, é importante ser cauteloso, respeitar a distância e cuidar da higiene pessoal e do local. Todos os funcionários são bem-vindos, mas é preciso estar atento ao número de pessoas que vão ocupar o espaço no mesmo dia. 

Para isso, mantenha sempre um controle que funcione com antecedência. Por exemplo, suponhamos que alguém em home office deseja trabalhar presencialmente por um dia. Ele deve avisar com antecedência para que possa ser feita uma logística. Afinal, é preciso considerar que além das pessoas que decidiram continuar o trabalho no local, outras podem querer mudar de ares e visitar o escritório. 

Mesmo com liberdade, a organização é fundamental para que o modelo híbrido de trabalho possa funcionar corretamente e fazer sentido para a sua empresa e todos os colaboradores. Afinal, o novo coronavírus transformou a nossa forma de lidar com o trabalho e com os espaços, tornando os novos formatos essenciais.

Quer saber mais sobre o futuro do escritório pós-Covid? Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o nosso e-book.

SCROLL UP