Como estimular um uso saudável da sala de descanso de sua empresa?

Criar uma sala de descanso em sua empresa pode proporcionar diversos benefícios para os funcionários e para o seu negócio. Isso porque, o ambiente contribui para o alívio do estresse e estimula a produtividade.

Entretanto, para garantir essas vantagens, é imprescindível que o local seja utilizado adequadamente. Confira o artigo e saiba como estimular o uso saudável do espaço reservado para o descanso dos funcionários.

Vantagens e desvantagens da sala de descanso

A sala de descanso da empresa — também conhecida como área de descompressão — é destinada para pausas estratégicas durante a jornada de trabalho. Nesse espaço, os funcionários podem descansar, recarregar as energias físicas e mentais, interagir com colegas de equipe e se distrair por meio de livros, jogos ou programas de televisão.

O que contribui não apenas para a saúde e bem-estar dos colaboradores, mas também para o aumento da motivação e produtividade no trabalho, estímulo da criatividade e integração entre os funcionários.

Entretanto, para que o ambiente não traga desvantagens para o seu negócio, o uso deve ser adequado. Mas, como fazer isso? Na verdade, essa resposta está na cultura da empresa e como a utilização da sala é impulsionada.

Vamos conferir os benefícios:

Aumento da produtividade

Trabalhar em grandes cidades impede que funcionários possam almoçar em casa e aproveitar esse período para relaxar no ambiente familiar. Ficar muitas horas no escritório pode ser um tanto quanto estressante e dar a sensação de que continuamos a “respirar” trabalho, mesmo nos períodos de pausa.

Sem dúvidas, essa sensação pode ser um tanto quanto cansativa e, consequentemente,  atrapalhar a produtividade da equipe. 

Uma sala de descanso na empresa ajudará os colaboradores a sair do clima de trabalho e a se sentirem confortáveis, aconchegados e em um local destinado apenas para o convívio entre funcionários. 

No espaço, eles podem descansar, conversar e se divertir, o que o ajudará a relaxar e voltar ao expediente com a cabeça tranquila e mais produtiva. 

Valorização de funcionários

Organizações que não se preocupam tanto com o time, provavelmente, não perderão muito tempo investindo em uma sala de descanso na empresa. Portanto, criar esse ambiente com cuidado e carinho, trazendo espaços para relaxar e se divertir, com certeza fará o colaborador se sentir valorizado. 

Se você conhece bem a sua equipe, sabe quais os gostos do pessoal, a faixa etária e o interesse, certamente conseguirá criar uma sala que agrade a todos e faça o time se sentir importante e próximo da empresa.

Saúde do colaborador

Passar horas seguidas em frente ao computador, em reuniões ou atendendo os clientes pode ser bem cansativo. Afinal, não somos máquinas e, por vezes, temos dias difíceis por diversos motivos, que vão desde problemas emocionais até cansaço mental

Em momentos assim, é importante que o colaborador possa se retirar para descansar, nem que seja por alguns minutos, e se recuperar. A sala de descanso é um recurso humanizado e que pode abrigar os seus funcionários quando eles não estiverem bem.

Ter esse recurso é valioso emocionalmente e psicologicamente, já que momentos de respiro são fundamentais para prevenir depressão, síndrome de burnout, enxaquecas, ansiedade e lesões por esforço repetitivo. Às vezes, tudo o que precisamos é levantar e fazer alongamentos para tirar a tensão e as dores do corpo.

Sala de descanso de empresa decorada com cores fortes

As salas de descanso em empresas geram a sensação de bem-estar no trabalho

Equipe mais conectada

Em grandes empresas, sabemos como a comunicação pode ser desafiadora, especialmente quando trabalhamos com tantos times e departamentos. É bem provável que muitas pessoas não tenham a oportunidade de se conhecer, de conversar e de passar um tempo juntas, portanto, a sala de descanso é um ótimo local para quebrar esse gelo. 

Ao reunir todos no mesmo espaço, há mais oportunidades para que os colaboradores se conheçam, façam amizade, compartilhem interesses e troquem experiências. Essa vivência pode ser enriquecedora, pois integrará mais a equipe.

Por exemplo, pessoas de um determinado departamento e que não sabiam muito bem como era a rotina de outro passam a ter a oportunidade de fazer essa troca de experiências e de conhecer, inclusive, mais sobre a empresa e as funções exercidas lá dentro. 

Colaboradores mais criativos

O ambiente corporativo nem sempre tem o melhor cenário para a mente buscar boas soluções. As cores, a decoração e o conceito de uma sala podem ser grandes gatilhos para as ideias começarem a fluir. 

Estar na sala de descanso da empresa em momentos de descontração e nas conversas do dia a dia pode ajudar a encontrar soluções para alguma situação de forma muito orgânica, assim como algum elemento decorativo pode despertar uma ideia.

Como estimular o uso adequado da sala de descanso de sua empresa?

Agora que você já conhece todos os benefícios da sala de descanso em empresas, saiba como estimular um uso adequado, a fim de que ela seja um ambiente inspirador e acolhedor para todos os integrantes do seu time.

Não é necessário estipular normas e regras quanto ao uso do espaço, mas é imprescindível que a empresa estimule os funcionários a utilizarem o ambiente com bom senso. Lembre-os que mesmo que a área seja para o descanso, ainda faz parte do ambiente de trabalho.

Outro ponto que pode fazer grande diferença nesse quesito é explicar o intuito da criação do espaço. Desta forma, os funcionários ficam esclarecidos quanto aos benefícios e vantagens do ambiente, bem como estarão cientes sobre o que é ou não adequado para o local.

Ao explicar sobre a sala, lembre-se de falar sobre o que se espera dos funcionários, como o respeito. Em um local onde o objetivo é poder dormir, os integrantes da equipe devem manter o bom senso e saber moderar o tom da voz, o volume de vídeos e de músicas sem fones de ouvido e outros barulhos. Relembrar esses pequenos conceitos, apesar de serem básicos, pode criar a reflexão sobre o comportamento.

Caso haja necessidade, a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas pode estabelecer normas de acordo com as políticas organizacionais da empresa. Por exemplo, determinar horários de uso e informar regras de convivência, como tempo de pausa e assuntos que podem ser inapropriados para o local.

Entretanto, não esqueça que o intuito da sala de descompressão é promover um clima agradável, saudável e estimulante, para que as pessoas se sintam felizes em seu ambiente de trabalho e sejam mais produtivas. Por essa razão, é interessante evitar regras rígidas.

Um ponto importante a ser relembrado é que, apesar de ser necessário evitar as regras rígidas sobre o uso da sala, diante de um cenário de pandemia, as normas de higiene e de segurança se tornam essenciais e, nesse caso, não há como abrir exceções. 

Em seguida, você confere as nossas dicas de normas de higiene e de segurança para que todos usem a sala, mesmo em período de Covid-19.

Funcionários conversando com máscara

Evite regras para salas de descanso, mas estipule diretrizes em relação aos cuidados com a pandemia.

1. Uso da máscara

Apesar desse assunto já ser extremamente batido, há ainda quem utilize a máscara de forma incorreta, deixando o nariz para fora ou simplesmente pendurando-a na orelha. Dentro da sala de descanso da empresa — e em qualquer outro ambiente — não há como ficar sem ela!

Quando o colaborador estiver sozinho, tudo bem ele não usar a máscara, mas, ao ter companhia, o EPI deve entrar em ação para manter todos protegidos.

2. Distanciamento

Manter distância é uma das partes mais difíceis, já que somos seres naturalmente sociáveis e adoramos sentar com os colegas para conversar e rir, além dos apertos de mão e dos abraços. Enquanto não vivemos em um cenário seguro, é importante que a equipe não fique toda junta.

Portanto, é importante manter puffs, cadeiras, espreguiçadeiras e poltronas com 1,5 m, no mínimo, de distância. Em sofás e mesas, incentive que os colaboradores deixem espaços livres, para que haja uma distância segura. 

Para pequenos grupos que já convivem diariamente, uma boa ideia é ter alguns móveis de isolamento. A ideia é que, em até quatro pessoas, elas possam se reunir para conversar, jogar cartas ou realizar outras atividades, sem prejudicar outros colaboradores que possam estar na sala — e, claro, com máscara!

Uma boa dica de móvel é o sofá de encosto alto C.O. Work da Riccó. Ele tem design moderno e descontraído, além de estar disponível em diversas opções de cores, o que agrega ainda mais à decoração da sala de descanso

3. Higienização das mãos e das superfícies

Manter as mãos sempre higienizadas é essencial para evitar o contágio do novo coronavírus (e de outros vírus transmissíveis) por meio de superfícies. Em geral, mesas, controles de ar-condicionado, maçanetas e interruptores são regiões de bastante contato e, portanto, requerem atenção. 

Para isso, além de reforçar a limpeza do local, você pode disponibilizar álcool em gel em diversos pontos da sala de descanso, assim, os colaboradores podem higienizar as mãos frequentemente. 

Se dentro da sala tem mesas de jogos, games de console e outras atividades que requerem o toque das mãos, incentive a equipe a limpá-los com álcool 70º antes e após o uso. Para isso, sempre deixe toalhinhas descartáveis e sprays com o produto no local.

Ideias para sala de descanso em empresas

Agora que você já entende como incentivar o uso da sala de descanso de forma adequada, chegou a hora de conhecer algumas opções de ideias que podem inspirar projetos de sala de descanso em sua empresa e tornar esse ambiente mais saudável e alinhado com as necessidades dos seus colaboradores. 

Como já dissemos, é importante conhecer bem quem são os seus colaboradores — faixa etária, gênero, pessoas mais flexíveis ou conservadoras, gostos musicais e de entretenimento, rotina etc. 

A partir disso, será muito mais fácil encontrar a decoração da sala de descanso da empresa, assim como o estilo. Pense, por exemplo, se vai ter mais espaços para dormir, para leitura ou para jogos. O importante é que este local faça sentido para as pessoas que o frequentam. Em seguida, vamos conhecer alguns modelos.

Colaboradoras sentadas em sala de descanso da empresa conversando

Encontrar a sala de descanso que combine com o ambiente de trabalho é fundamental para fazer sentido para os funcionários.

Sala da soneca

A sala da soneca é sempre bem-vinda, afinal, quem não gosta de tirar um bom cochilo no intervalo de almoço? Para criar uma, é interessante escolher uma sala espaçosa, bem ventilada e escura, de forma que ela fique aconchegante e relaxante. 

Para acomodar a equipe, disponibilize colchonetes, redes, sofás, almofadas e espreguiçadeiras. Assim, cada um poderá dormir individualmente, em seu próprio espaço. Uma dica bacana é também oferecer cobertores, especialmente se na sua cidade os dias frios forem intensos ou se o ar-condicionado da sala sempre ficar em temperaturas muito baixas. 

Já citamos neste artigo sobre não ser autoritário em relação a esses espaços, entretanto, é importante ressaltar que em salas da soneca o respeito deve ser redobrado, para que ninguém incomode aqueles que querem dormir. 

Sala de games

Escritórios com funcionários jovens e antenados combinam com uma sala de games. Os jogos podem ser de diversos tipos: dos mais tradicionais, como pebolim e xadrez, aos mais modernos, com X-Box ou outros consoles atuais. 

Nesse caso, é importante que os funcionários saibam assumir a responsabilidade pelos itens disponíveis para manter a conservação dos jogos e não estragar os eletrônicos que, em geral, têm alto custo. 

Além dos games, é interessante disponibilizar puffs e poltronas esparramados para aqueles que apenas querem sentar e bater-papo, ler livros ou relaxar, assim como acertar nas músicas ambiente para ambiente de trabalho.

Sala lounge

O modelo de sala de descanso em lounge é o mais versátil, já que não foca em apenas uma temática, e, sim, em oferecer um lugar descontraído e com diversas opções para os colaboradores. 

Nos espaços inspirados em lounges, podem haver móveis confortáveis para aqueles que querem dormir, games, televisão e um local para convívio, onde podem acontecer os happy hours do escritório.

Em empresas mais modernas já podemos encontrar ambientes que pensam na reunião do time após o expediente e, por isso, seguem um modelo semelhante a um bar, até mesmo com chopeira e balcão. 

Entretanto, independentemente do formato de sala que você escolher, é fundamental que o projeto seja feito com móveis de qualidade para evitar o desgaste prematuro. 

Na Riccó, além do mobiliário corporativo para escritório, você encontra opções de poltronas e de mesas que combinam muito bem com esses espaços. Também existem diversas alternativas de acabamento e de cores para encontrar o modelo ideal para a sua proposta de decoração. 

Clique no banner abaixo e aproveite para conhecer poltronas, cadeiras e outros móveis que podem completar a sala de descanso da sua empresa.

Gostou de descobrir como impulsionar o uso adequado da área de descanso da sua empresa? Então não deixe de conferir mais artigos como este no blog da Riccó!

SCROLL UP