A ergonomia organizacional consiste na busca por melhorias na relação entre o homem e o trabalho, tanto no âmbito físico quanto cognitivo. Portanto, é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Para compreender mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo que preparamos para você!
O que é ergonomia organizacional?
Considerada uma macroergonomia, a ergonomia organizacional abrange todos os aspectos de uma organização, a nível prático (como a troca de móveis) e subjetivo (por exemplo, mudança da cultura da empresa).
Esse conceito tem como principal objetivo a melhora das condições de trabalho dos funcionários e pode ser dividido em três vertentes:
- ergonomia física: diz respeito aos aspectos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos do trabalho humano, como a postura no trabalho, segurança e os equipamentos e móveis utilizados;
- ergonomia cognitiva: está relacionada aos processos mentais, ou seja, como o trabalho influencia na saúde mental e no desempenho intelectual dos colaboradores;
- ergonomia participativa: trata-se da forma como o conceito é aplicado no ambiente de trabalho, como, por exemplo, por meio de treinamentos, palestras de conscientização, discussões sobre pontos de melhoria, etc.
A importância da ergonomia no ambiente de trabalho
Quando a empresa possui uma ergonomia organizacional efetiva, abre espaço para que diversas mudanças positivas ocorram no ambiente de trabalho.
Esses aspectos não estão ligados apenas à qualidade de vida dos colaboradores, como também à melhora na relação com outras pessoas vinculadas à organização (clientes, fornecedores, parceiros de negócio e sociedade). Ou seja, proporciona benefícios em diferentes âmbitos institucionais, internos e externos, como:
- melhora na qualidade de vida dos colaboradores;
- aumento da produtividade;
- promoção da satisfação e senso de pertencimento;
- maior prevenção e redução de acidentes e riscos de doenças no ambiente de trabalho;
- redução do índice de absenteísmo;
- contribuição para solução de conflitos;
- redução de rotatividade;
- fortalecimento da imagem da empresa.
Como promover a ergonomia organizacional?
Um dos pilares da ergonomia organizacional é a garantia de boas condições de trabalho, como a disponibilização de iluminação, temperatura e móveis corporativos adequados — e que atendem as normas de ergonomia — para que os colaboradores desenvolvam suas atividades.
Além disso, uma estratégia que contribui para proporcionar um ambiente de trabalho mais humanizado é criação de áreas de descompressão.
Mas, tão importante quanto oferecer uma mobília ergonômica, também é necessário cuidar dos fatores intangíveis. O que, nesse caso, pode ser mais trabalhoso, sendo recomendada a contratação de profissionais especializados para instaurar essas melhorias, como, por exemplo, as mudanças na cultura empresarial.
Gostou do artigo? Confira também mais conteúdos como este no blog da Riccó Móveis!