Cadeiras para Escritórios

Sala de descompressão, as empresas estão adotando pois sabem que um funcionário relaxado é um funcionário produtivo. Cada vez mais essa noção vem substituindo a ideia de que o profissional não pode ter um momento de descanso no local de trabalho – pelo contrário.

Diversas pesquisas mostram como é benéfico para os colaboradores ter um ambiente e um momento para relaxar. Por isso as salas de descompressão têm se tornado tão populares. Vamos ver como montar uma e qual é a sua verdadeira importância!

 

Os efeitos do estresse na produtividade

O IPCS, Instituto de Psicologia e Controle do Stress, fez um artigo explicando como o estresse pode afetar a produtividade humana. Segundo o artigo, a princípio o estresse tem uma ação positiva. Ele libera adrenalina e outras substâncias que deixam o organismo mais desperto e ajudam o corpo a realizar as funções que demandam mais atenção.

Porém, quando não é manejado e quando os níveis de estresse não caem, ele possui um efeito muito negativo. Em doses extremas, ele enfraquece o organismo e diminui a capacidade de concentração, afetando muito a produtividade. Esses efeitos negativos e afetam todos os participantes da escada corporativa, desde funcionários até os gerentes.

Por isso, gerenciar o estresse é importante, assim como saber o momento de dar uma pausa e relaxar. É aí que entra a sala de descompressão.

 

Porque a sala de descompressão é importante?

A competitividade dentro e fora do escritório nunca esteve tão grande. O mercado está cada vez mais forte e, graças às tecnologias, o acesso ao trabalho ocorre em todos os lugares, a qualquer momento do dia. Mesmo em casa, ou na rua, as pessoas ainda estão trabalhando.

Segundo o IPCS, as pessoas procuram alternativas para aliviar o estresse, entre elas:

  • 75% conversam com amigos ou familiares para aliviar o estresse
  • 59% lê revista ou livros
  • 37% faz massagem

 

Para a psicóloga Marilda Lipp, uma das principais pesquisadoras das causas, consequências e tratamento do estresse no país, o que mais gera estresse entre os brasileiros são:

  • Relacionamentos (18%)
  • Problemas financeiros (17%)
  • Sobrecarga de trabalho (16%)
  • Trabalho em si (13%)
  • A maneira de pensar do entrevistado (8%)

Repare que relacionamento é o principal item. Lembre-se que passamos a maior parte do nosso tempo ativamente, acordado, dentro do escritório.

Esse ritmo desenfreado tem levado a uma necessidade cada vez maior de proporcionar oportunidades para os funcionários poderem relaxar, nem que seja por alguns minutos. A falta dessa prática pode gerar os problemas de excesso de estresse que prejudicam tanto as pessoas como o trabalho.

 

Como montar uma sala de descompressão?

Assim como qualquer projeto de arquitetura do escritório, para montar uma sala de descompressão, existem diversos parâmetros que devem ser observados. O custo-benefício, a cultura da organização, o impacto real na produtividade e diversos outros.

Dentre elas, a cultura é extremamente importante. Evidentemente, não é muito útil preparar o ambiente se este não estiver alinhado com as maneiras pelas quais os funcionários gostam de relaxar. Conhecer os colaboradores e projetar a sala para atender às suas necessidades é fundamental.

Apesar de ser um ambiente para relaxar, ela não deve exagerar a ponto de se tornar uma bagunça.

É preciso garantir que existam políticas de uso de modo a evitar situações que podem gerar conflito entre os funcionários. A última coisa que um gerente quer é que a sala de descompressão se torne motivo para briga.

Além da sala de descompressão, os móveis do escritório também devem seguir uma linha de conforto para maior produtividade.

Neste artigo destacamos quanto maior o conforto maior a produtividade.

https://ricco.com.br/moveis-corporativos-quando-maior-o-conforto-maior-produtividade/

Quanto à sala, especialmente em relação aos móveis e a decoração, estes devem seguir algumas regras. Os móveis devem ser bem confortáveis e a decoração deve ser bem descontraída, com cores mais estimulantes. O objetivo é sempre criar o melhor ambiente possível para o funcionário relaxar.

A importância dessa medida não pode ser enfatizada o suficiente. Além de garantir a qualidade de vida do funcionário, que se sente valorizado e respeitado, colaborar para diminuir os efeitos do estresse tem uma influência positiva e direta na sua produtividade.

PARA CIMA