Qual é a Estação de Trabalho Ideal para a Produtividade em seu Negócio?

Proporcionar uma estação de trabalho de qualidade é um dos fatores que influenciam no sucesso de um negócio, afinal, o ambiente onde os colaboradores estão inseridos podem interferir no rendimento da equipe.

Portanto, ao planejar o espaço corporativo, alguns detalhes importantes devem ser levados em consideração, como a iluminação, o conforto e a escolha dos móveis. Desta forma, você conseguirá usar a estação de trabalho como uma estratégia para aumentar a produtividade do seu negócio. Saiba como no decorrer deste artigo!

Qual a estação de trabalho ideal?

Embora não exista uma fórmula perfeita de layout que funcione para todas as empresas, seguir algumas técnicas podem te ajudar a implementar uma estação de trabalho que seja ideal para o seu negócio na hora de montar o projeto de escritório.

Conforto

Um dos quesitos essenciais para garantir a produtividade dos seus funcionários é oferecer conforto no ambiente de trabalho. Opte por móveis e acessórios ergonômicos, como cadeiras ajustáveis, apoio para os pés, elevação de computadores, mouse pads, entre outros.

Desta forma, além de contribuir para um melhor desempenho dos funcionários, também previne lesões e afastamentos ocasionados por esforços repetitivos e mobiliário inadequado.

Design e móveis da estação de trabalho

Ao escolher o design do seu escritório, você deve não apenas respeitar a identidade do seu negócio, como também optar por algum modelo que se adeque às necessidades dos colaboradores e o tipo de trabalho executado por cada um.

Alguns dos estilos mais comuns de estação de trabalho são:

  • escritório fechado: caso o trabalho exija maior concentração e sem muito envolvimento entre equipes;
  • ambiente aberto: acomoda todos os funcionários, em um espaço amplo, incluindo gestores e supervisores. Para dividir as equipes, podem ser utilizadas ilhas;
  • ilhas: agrupamento de quatro ou mais unidades de trabalho;
  • linear: pode ser com ou sem divisórias, acomoda de dois a seis colaboradores lado a lado, ideal para atividades que exigem integração entre funcionários;
  • angular em “L” ou em “U”: oferece um bom espaço de trabalho para os usuários e facilita a integração.

Iluminação e temperatura

A iluminação e temperatura da estação de trabalho são outros fatores que podem prejudicar a produtividade dos seus funcionários.

Quando muito quente ou muito frio, o clima pode interferir no humor, na disposição, no conforto e até gerar cansaço. Por isso, a temperatura deve ser amena. Portanto, investir em um ar-condicionado é importante para garantir bons resultados.

Além disso, a iluminação deve ser adequada, uniforme e sem ofuscamentos para contribuir com a concentração, produtividade e saúde do funcionário.

Organização

Por fim, a estação de trabalho deve sempre estar organizada para não haver distrações. Isso inclui as mesas dos funcionários e os cabos e fios, que não devem ficar expostos e embaraçados.

Agora que você já sabe qual a estação de trabalho ideal para melhorar a produtividade da sua empresa, aproveite para conferir mais artigos como este no blog da Riccó.

PARA CIMA