7 dicas para montar escritórios modernos [+ inspirações]

escritorios modernos

Escritórios modernos dão o tom no universo de espaços corporativos hoje em dia. As maiores referências dos negócios, bem como as empresas de maior sucesso, mostram ter ambientes repletos de cores, móveis diferenciados e uma gama de espaços diferentes para trabalho.

Se você quer implementar essa ideia em sua empresa, mas ainda não sabe como, o ideal é buscar referências e inspirações das tendências contemporâneas.

Um escritório moderno precisa traduzir a filosofia da empresa na decoração, na mobília e até na iluminação. Para te ajudar nessa tarefa, separamos sete dicas para montar escritórios modernos e inspiradores!

Acerte na iluminação

A iluminação é um ponto essencial para a saúde dos trabalhadores de um escritório, principalmente se for um negócio focado no ramo digital. Afinal, usar computadores durante o dia todo sem a iluminação adequada pode ser extremamente prejudicial para a visão.

No entanto, não pense que isso se trata de lotar o complexo com lâmpadas de muitos watts. O ideal aqui é entender como estruturar os espaços de trabalho a fim de aproveitar a luz natural da melhor maneira e uni-la a alguns focos direcionados por lâmpadas.

Além de usar ao máximo da luz natural, vale a pena investir em iluminação indireta, sem ofuscar os olhos de ninguém. Para o espaço corporativo, aposte em spots de LEDs para criar pontos de foco, como em objetos decorativos.

Espaços escuros não realçam as cores nem os materiais dos objetos. Isso faz com que o escritório deixe de ser um exemplo de modernidade e passe a ser algo introspectivo, com um aspecto em tom sépia, com menos alegria e vivacidade.

Aproveite melhor o espaço

O formato de mesas quadradas em salas da mesma forma geométrica não é uma boa ideia para escritórios modernos, pois remete ao tradicional. A ideia é trazer um toque de “desorganização”, mas sem desorganizar de fato. Funciona como uma estruturação fora dos padrões, com mais liberdade criativa e, ainda assim, com tudo em seu devido lugar para o bom rendimento profissional.

O conceito de open space casa bem com essa iniciativa. Nele, o espaço corporativo se torna mais horizontal, com colaboradores de diferentes níveis e cargos trabalhando lado a lado, e a colaboração, trabalho em equipe e diversidade de ideias podem aumentar.

escritorios modernos - open space

O open space é uma ótima forma de aproveitar melhor o espaço da empresa.

Uma ideia é criar microambientes para atender a diferentes necessidades dos colaboradores, ou até mesmo pensar em ideias para unir departamentos de maneiras distintas, facilitando a comunicação entre os membros e organizando as equipes.

Isso não quer dizer que não há espaços para privacidade e maior foco. É importante que o projeto conte também com locais para trabalho individual, com poucos ruídos e pontos de distração, e salas de reunião que permitam a concentração da equipe. Dessa forma, você atende diferentes perfis no mesmo projeto.

Outro ponto positivo do conceito é que escritórios pequenos irão aproveitar melhor o espaço limitado. Otimizando a circulação e a funcionalidade do ambiente, a sensação de “aperto” é muito menor.

Utilize menos portas

Um dos maiores intuitos em apostar na tendência dos escritórios modernos para empresas é aumentar a interação entre os funcionários e deixá-los confortáveis com o local onde trabalham. Portas sugerem ambientes fechados, restritos, e nada que seja compatível com o conceito moderno.

Invista em grandes espaços de livre circulação e deixe as portas somente para locais com reuniões ou salas para um maior potencial de trabalho que necessite de foco.

Se possível, busque implementar paredes envidraçadas para aproveitar melhor a iluminação e também não isolar nenhum lado da empresa. Essas paredes podem servir, inclusive, para determinar as mesas de cada departamento, caso seja necessário.

Aplique as cores certas

Na hora de montar o projeto de escritório moderno, deixe o cinza e o branco no mínimo. Tons neutros podem deixar o espaço monótono, e a ideia é criar um ambiente criativo e produtivo.

escritorios modernos

Você pode aplicar conceitos da psicologia das cores. Tons de azul auxiliam na concentração e são bons para aumentar a produtividade, laranja estimula a comunicação e verde auxilia no relaxamento.

Dê um toque de vida com plantas

Uma boa forma de aplicar cores e vida no ambiente empresarial é com o uso de plantas. As naturais auxiliam na purificação e umidificação do oxigênio, mas devem ser usadas com cuidado, visto que nem todas sobrevivem no ar-condicionado ou sem iluminação solar direta. Confira algumas sugestões:

  • Aglaonema: planta vistosa, sobrevive em temperaturas baixas, cresce na sombra e não precisa de muita água;
  • Dracena pau d’água: parecida com uma pequena palmeira, prefira aquelas com folhas escuras para ambientes internos da empresa;
  • Pacová: mesmo precisando de bastante luz solar, necessitando ficar próxima de uma grande janela, o pacová aguenta as temperaturas baixas do ar-condicionado.

Uma parede verde também dá um toque especial para o ambiente, mas pode exigir grande manutenção. Considere a possibilidade de fazê-la com plantas artificiais ou preservadas. Mesmo que não tragam os benefícios para o oxigênio, elas são belas e auxiliam na decoração.

Confira uma galeria de inspiração: 

Use complementos interessantes

Assim como em ambientes domésticos, adições de itens puramente estéticos também ajudam a transformar o espaço. Aposte em quadros que remetem à decoração, aproveitando também a oportunidade de divulgar a filosofia, visão e valores da empresa de maneira criativa e descontraída.

Crie também um espaço, como uma prateleira, para exibir os méritos da empresa, como premiações, reconhecimentos e fotos da trajetória. Esses detalhes auxiliam a reforçar a imagem da organização, tanto entre os colaboradores quanto para visitantes.

Aposte na assinatura de móveis

Na hora da escolha de móveis para escritórios modernos, é necessário pensar na escalabilidade da empresa, assim como em facilitar a gestão e manutenção da mobília, aproveitando o orçamento da melhor maneira.

Para unir todas essas características, a Hub apresenta o serviço de móveis por assinatura. Com ele, é possível assinar mobiliários funcionais de alta qualidade, pagando apenas pelo tempo que usar.

Quer saber mais sobre essa facilidade? Clique no banner para conhecer!

SCROLL UP