Decoração de startups: dicas e inspirações

decoracao de startups

A decoração de startups é conhecida por ser moderna, inovadora e democrática. Escritórios no estilo da Google ganham fama na internet e estimulam novos empreendedores a pensar na decoração de uma forma fora da caixa.

Porém, a única preocupação não pode ser inovar. Uma startup está em constante desenvolvimento e precisa, principalmente, de um fluxo de trabalho intenso. Por isso, o escritório também deve aumentar a produtividade, inspirar e estimular a integração entre as equipes.

No post de hoje, separamos dicas para criar uma decoração empresarial para a sua startup, criando um ambiente altamente produtivo e estimulante na medida certa. Continue a leitura para conferir!

Pense de acordo com o ramo de atuação

O primeiro ponto para levar em consideração é o ramo de atuação da startup. Fintechs terão necessidades diferentes de social startups, então é necessário adequar o projeto a essas especificidades.

Cargos e funções que exigem maior concentração precisam ter à sua disposição locais que oferecem privacidade e um ambiente que facilite o foco nas atividades. Ao mesmo tempo, equipes que precisam de contato constante e maior liberdade criativa pedem por espaços dinâmicos e que ajudem a estimular a criatividade.

Aposte nas cores certas

Em qualquer projeto de design de interiores, as cores possuem um papel importante. Capazes de transformar um espaço comum e monótono em um ambiente estimulante, a escolha da paleta de cores faz toda a diferença.

Para essa tarefa, a teoria das cores aplicada no design de interiores é muito útil. Confira algumas dicas:

Azul

Cor geralmente relacionada à calma e melancolia, ela também possui ligação com a responsabilidade, comunicação, simpatia, harmonia, estabilidade e tecnologia, e por isso está fortemente presente em negócios digitais. É ideal para ambientes que necessitam de calma e comunicação clara, como salas de reuniões.

Amarelo

O amarelo é uma cor, de certa forma, contraditória. Ora ligada à alegria, diversão e criatividade, também é relacionada à fraqueza e ciúmes. É recomendada para espaços criativos e estimulantes, mas deve ser usada com parcimônia – por ser uma nuance forte e clara, pode aumentar a ansiedade ao ser usada em excesso.

decoracao de startups - uso do amarelo

Vermelho

Uma das cores mais fortes, está ligada aos exageros, como paixão e ódio. Simbolizando também coragem e força, ela causa um aceleramento do metabolismo e dos batimentos cardíacos. A dica é utilizar vermelho escuro em ambientes para passar a sensação de respeito, e tons mais vivos em detalhes. Quando usado em excesso, o vermelho pode aumentar o nervosismo.

Roxo

Se um dia o roxo foi símbolo de nobreza, atualmente é ligada à espiritualidade e sofisticação. Traz relaxamento e auxilia na percepção, e pode ser utilizada na decoração empresarial para estimular a intuição.

Laranja

Ligada ao entusiasmo e criatividade, o laranja é uma cor que pode auxiliar na comunicação. Estimula o pensamento e auxilia na interação social, por isso é muito utilizada em espaços de descompressão.

decoracao de startups - uso do laranja

O laranja é uma boa opção para salas de descompressão.

Branco

Remete à sabedoria e paz. Um excesso dessa cor é rapidamente ligado a hospitais e ambientes de tratamento médico, e pode passar a sensação de isolamento e simplicidade. Na decoração de startups, o branco é recomendado em locais reservados para descanso, mas sem exageros. Um toque de cor sempre é indicado!

Cinza

Ligada ao tédio e indiferença, o cinza é uma cor que deve ser usada com cuidado em ambientes que precisam de criatividade e estímulos. O ideal é utilizá-lo em espaços neutros ou com texturas interessantes, como chãos de concreto queimado.

Verde

Cor versátil, o verde está normalmente ligado à natureza e bem-estar, com diversas variações interessantes. A dica é utilizar diferentes tons para criar ambientes aconchegantes. Aproveite as tonalidades das plantas, que dão um toque de vida para o local de trabalho.

decoracao de startups - uso do verde

Paredes vivas são uma boa forma de adicionar o verde à decoração de startups.

Confira uma galeria de inspiração:

Dê espaço para a circulação

Um conceito muito utilizado é o open space, ou seja, projetos abertos que facilitam a locomoção e comunicação dentro da empresa.

No escritório de startups, deve-se buscar a otimização do espaço de trabalho. Ainda mais se pensarmos que é provável que, com um ritmo acelerado de trabalho e uma troca de informações constante, haja até algumas pessoas correndo entre as mesas para fechar um conceito para o projeto da semana.

Dessa maneira, na hora de pensar no layout para a sua empresa, leve em conta os espaços livres. Troque sofás por poltronas, por exemplo, e busque técnicas de ampliação das áreas colaborativas, como vidros, espelhos e tapetes expansivos.

Ofereça espaços de descontração

No design de interiores e na arquitetura empresarial, fala-se muito de salas de descompressão. Elas são espaços de descontração, que oferecem meios para relaxar, diminuir o estresse, descansar e criar vínculos sociais com outros colaboradores.

É importante notar que oferecer tais espaços não vai diminuir a produtividade – pelo contrário, a tendência é melhorar. Uma pesquisa realizada pelo aplicativo DeskTime revelou que os 10% de trabalhadores mais produtivos entre seus usuários realizam pausas de cerca de 17 minutos depois de 52 minutos exercendo a função. Por isso, crie um espaço para pequenos momentos de descanso!

decoracao de startups - salas de descompressao

Salas e espaços de descompressão aumentam a produtividade e reduzem o estresse dos trabalhadores.

Deixe o local confortável, com poltronas, sofás e pufes. Vale também incluir itens que auxiliam na descontração, como fliperamas, videogames, mesas de bilhar, entre outras preferências.

Crie ambientes para diferentes perfis

Por mais que existam diversas pesquisas de como montar o melhor ambiente empresarial para aumentar a produtividade, não há como negar que existam diferentes perfis de pessoas, que possuem rotinas e interesses que divergem entre si.

A solução para esse impasse é criar ambientes dinâmicos, adaptados para diferentes perfis. Para quem prefere trabalhar no silêncio absoluto e sem distrações, ofereça espaços privativos com isolamento acústico e decoração mais clean.

Para quem prefere trabalhar em constante contato com outras pessoas e não se importa com ruídos ou circulação, estações de trabalho conjuntas e amplas podem ser uma boa pedida. Inclusive, oferecendo mais de uma opção de espaço no mesmo escritório, as pessoas podem testar diferentes maneiras de trabalhar e encontrar o perfil que mais combine consigo mesmas.

Selecione os móveis certos

A escolha da mobília faz toda a diferença na decoração de startups. Além de bonitos e de boa qualidade, os móveis devem ser funcionais e fazer sentido para a equipe.

O primeiro passo para tal é selecionar mobílias que foram criadas especialmente para o uso corporativo. A importância desse ponto é que os móveis para escritórios devem seguir regras diferentes de conforto e ergonomia do que aqueles residenciais. Um exemplo disso é a densidade da espuma utilizada em móveis para casas, que costuma ser mais baixa e, portanto, tornam os itens menos ergonômicos e compromete a durabilidade.

Além disso, muitas dessas mobílias não seguem as regras necessárias de alturas e posições, que garantem a saúde e segurança de quem os utiliza por longas horas.

Lembre-se que startups podem crescer muito em pouco tempo, então vale a pena investir em mobílias que possam acomodar tal crescimento. Utilize sempre móveis criados para escritórios, visto que eles já são adaptados para uso profissional, com saídas de tomadas e outras facilidades para a rotina.

decoracao de startups - mobilia

Mobílias para startups devem ser funcionais e levar em conta o potencial de expansão da empresa.

Quando falamos de startups, é possível ousar na mobília, também, como um ponto de cor no ambiente!

Monte uma cozinha ideal

Seja para aquecer marmitas ou servir almoço para os colaboradores, a cozinha deve ser bem equipada com materiais e eletrodomésticos necessários para a alimentação. Busque um espaço amplo e bem arejado, com assentos para todos.

Lembre-se que, muito mais do que comer, os funcionários também convivem no espaço. Por isso, certifique-se que ele é convidativo e confortável.

Aposte na assinatura de móveis

O conceito de assinatura de móveis funciona especialmente bem em startups. Afinal, a possibilidade de pagar apenas pelo que usa, sem precisar investir altos números em mobílias, auxilia o início o negócio e facilita o processo de expansão da empresa.

A Hub inovou e trouxe o conceito de móveis as a service para São Paulo capital. Além de oferecer uma saída prática para empresas e startups, a assinatura de mobílias traz vantagens fiscais e financeiras para o negócio.

Se interessou? Clique no banner e conheça a Hub!

SCROLL UP