Como saber a altura da mesa de trabalho ideal?

altura-mesa-de-trabalho

Nem todos os colaboradores e empregadores sabem, mas há uma altura de mesa de trabalho considerada ideal para garantir conforto no ambiente corporativo. Essas dimensões visam assegurar a ergonomia e a saúde ocupacional para os trabalhadores, e devem estar de acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR-17).

Segundo a norma, as mesas devem proporcionar condições de boa postura e, para isso, precisam ter características dimensionais que permitem o posicionamento e a movimentação adequada do corpo.

Afinal, qual deve ser a altura da mesa de trabalho?

Para atender às regulamentações da NR-17, foram levados em consideração os valores médios de altura da população brasileira — 1,60 metro para as mulheres e 1,73 metro para os homens. Assim, foi possível definir a altura da mesa de trabalho ideal para garantir uma boa postura ao trabalhador (coluna ereta e joelhos dobrados formando um ângulo de 90 graus).

De acordo com esses valores, a mesa das mulheres deve ter 65 cm. Já para os homens, a altura deve ser de 70 cm.

As normas também estipulam as dimensões do assento e apoio do braço, que também são indispensáveis para a ergonomia organizacional. Para as mulheres, o recomendado é 47 cm e 26 cm, respectivamente. Para os homens, o indicado é 43 cm e 24 cm.

Entretanto, esse método não é totalmente exato, já que há pessoas com altura muito diferente da média estipulada, o que pode gerar desconforto. Nesse caso, a melhor solução é recorrer aos móveis flexíveis e com possibilidade de regulagem para atender aos mais variados tipos de pessoas.

Importância de seguir as normas ergonômicas

Além de garantir uma mesa adequada, é importante disponibilizar cadeiras ergonômicas para seus funcionários. Se adequar a essas normas é imprescindível para proporcionar bem-estar no trabalho e promover a saúde ocupacional.

Desta forma, a sua empresa não apenas se adequa ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na legislação trabalhista nacional, como também consegue melhorar a motivação, a satisfação e a produtividade de seus funcionários. O que pode, inclusive, interferir no lucro da companhia.

Agora que já sabe qual a altura da mesa de trabalho ideal para sua empresa, confira o catálogo de mobiliário da Riccó Móveis. Garanta as melhores soluções no quesito mobília corporativa para valorizar ainda mais o seu negócio!

Para conferir outras informações e dicas como esta, acesse o blog da Riccó Móveis!

SCROLL UP