Como Montar um Escritório Inteligente e Integrado ao Seu Negócio?

Como montar um escritório inteligente? Esse conceito já é aplicado em diversos locais pelo mundo e pode mudar muito a sua plataforma de trabalho! Porém, para que ele seja realmente eficiente, tudo precisa estar alinhado ao seu negócio.

É possível conectar os dois de maneira perfeita, mas é importante entender o conceito e ver como aplicá-lo sem perder a essência da sua empresa.

O que é um escritório inteligente?

Em suma, um escritório inteligente é um espaço com foco na funcionalidade mais do que na estrutura em si. A ideia é oferecer aos trabalhadores tudo o que eles precisam para garantir conforto e produtividade em um local agradável para executar suas funções.

Ocupar espaços com o necessário, sem exageros ou “obrigações” que seriam relacionadas ao mobiliário de um escritório comum, é uma das premissas de um espaço de trabalho inteligente.

Para alguns negócios, quando o assunto é como montar um escritório inteligente, o ponto principal é estimular a comunicação direta entre os membros das equipes e, consequentemente, trazer novas perspectivas criativas aos projetos.

Em outros casos, porém, um espaço inteligente pode ser aquele em que é possível reduzir os locais de trabalho das equipes e focar mais em espaços colaborativos, como uma revista ou um jornal, por exemplo, em que a maioria do esforço do dia a dia ocorre em grandes reuniões de pauta ou fechamento.

Como montar um escritório inteligente que seja perfeito para o seu negócio?

Entender como funciona o fluxo de trabalho em seu escritório é essencial para trazer a ideia de um espaço inteligente para sua empresa. Do que cada equipe precisa? O que não é necessário? Se você nem sua equipe trabalham com nenhum papel, o que aquele arquivo faz no canto da parede?

Outro ponto que deve ser considerado é o quanto tudo pode ser alterado de acordo com as necessidades de seu escritório, pois um espaço inteligente precisa ser adaptável. Existem agências de publicidade, por exemplo, que tem como foco trabalhar com freelancers diferentes dependendo do projeto.

Quando não há necessidade de uma equipe grande, então, também não existem motivos para deixar diversas mesas vazias.

Por isso, para quem quer saber como montar um escritório inteligente o ideal é procurar móveis corporativos de qualidade, que atendam a necessidade da equipe e possam ser levados a diversos locais da empresa — foco na flexibilidade e adaptação.

O projeto 3.0 da Riccó Móveis é uma ótima opção para quem quer um escritório inteligente. Baseado no conceito SmartOffice, o nosso principal objetivo é entregar um local de trabalho que permita mais flexibilidade e otimização do uso do espaço, ambientes mais humanizados e melhora na produtividade.

Veja mais artigos sobre o assunto no blog da Riccó!

PARA CIMA