Como integrar áreas colaborativas ao ambiente corporativo

Áreas colaborativas são espaços extremamente importantes em um escritório, mas acima de tudo eles precisam estar, de alguma maneira, unidos aos outros locais. Seguir uma linha de pensamento, integrando todas as áreas, é essencial para não gerar nenhum isolamento ou desconforto.

Um escritório com todos os espaços integrados gera uma sensação de unidade, faz com que a decoração e os móveis se encaixem melhor e, claro, também facilita alterações de projeto no futuro.

Como integrar as áreas colaborativas ao ambiente corporativo

As áreas colaborativas são de uso comum e precisam atender às necessidades de todos os trabalhadores do escritório. Entretanto, por mais que sejam preparadas para isso, não podem destoar muito do restante do espaço corporativo para que não pareçam parte de outro ambiente.

Sendo assim, é importante preocupar-se em manter um padrão, ainda que parcial, entre as áreas para garantir que tudo tenha a mesma ideia, de modo geral.

Mantenha a identidade

Os móveis corporativos são itens cruciais para a construção da identidade de um escritório. Portanto, para trazer a integração entre os ambientes, o ideal é trabalhar com o mesmo tipo de móveis, com destaque para os materiais utilizados.

Escolher entre os tipos de cadeiras, por exemplo, é importante. Se na sala de reunião existem itens pretos e uma mesa longa, em madeira branca ou cinza, essa disposição mais “sóbria”, com menos cores, pode ser levada ao resto do ambiente corporativo.

Claro que é importante pensar em cores no escritório, mas a identidade geral seria menos vibrante nesse caso.

O mesmo vale para móveis em madeira. Caso a cor da madeira seja natural e o material se estenda até mesmo a detalhes na parede em uma das áreas colaborativas, utilizar móveis de metal nas cores preto ou branco pode não ser a melhor solução para o ambiente corporativo.

Trabalhar tonalidades como bordô e verde escuro, com poltronas e cadeiras estofadas pode ser a melhor solução para integrar os ambientes.

Pense em tudo ao projetar

Na hora de montar o seu projeto de escritório, é importante já ter em mente e saber como irá criar os micro ambientes colaborativos que gostaria de adicionar ao espaço corporativo. Isso facilita o desenvolvimento de toda a planta e ainda ajuda a não ter problemas posteriores com falta de metragem ou conforto dos colaboradores.

Saiba onde serão as salas de reunião, a copa, o espaço para café e qualquer outro local que não seja a área onde os colaboradores estarão trabalhando, de fato, e então veja o que é viável no projeto.

Dessa maneira, ao terminar a obra e garantir seus móveis, você terá um escritório com todos os espaços integrados, completando uns aos outros!

Gostou das dicas sobre integrar as áreas colaborativas ao seu ambiente? Confira mais artigos no blog da Riccó Móveis!

SCROLL UP