Como Estimular um Uso Saudável da Sala de Descanso de sua Empresa?

Criar uma sala de descanso em sua empresa pode proporcionar diversos benefícios para os funcionários e para o seu negócio. Isso porque, o ambiente contribui para o alívio do estresse e estimula a produtividade.

Entretanto, para garantir essas vantagens, é imprescindível que o local seja utilizado adequadamente. Confira o artigo e saiba como estimular o uso saudável do espaço reservado para o descanso dos funcionários.

Vantagens e desvantagens da sala de descanso

A sala de descanso da empresa — também conhecida como área de descompressão — é destinada para pausas estratégicas durante a jornada de trabalho. Nesse espaço, os funcionários podem descansar, recarregar as energias físicas e mentais, interagir com colegas de equipe e se distrair por meio de livros, jogos ou programas de televisão.

O que contribui não apenas para a saúde e bem-estar dos colaboradores, mas também para o aumento da motivação e produtividade no trabalho, estímulo da criatividade e integração entre os funcionários.

Entretanto, para que o ambiente não traga desvantagens para o seu negócio, o uso deve ser adequado. Mas, como fazer isso? Na verdade, essa resposta está na cultura da empresa e como a utilização da sala é impulsionada.

Afinal, como estimular o uso adequado da sala de descanso de sua empresa?

Agora que você já sabe que o uso correto da sala de descanso da empresa deve ser estimulado por meio da cultura empresarial, saiba como contribuir para que os funcionários a utilizarem o espaço de maneira saudável.

Não é necessário estipular normas e regras quanto ao uso do espaço, mas é imprescindível que a empresa estimule os funcionários a utilizarem o ambiente com bom senso. Lembre-os que mesmo que a área seja para o descanso, ainda faz parte do ambiente de trabalho.

Outro ponto que pode fazer grande diferença nesse quesito é explicar o intuito da criação do espaço. Desta forma, os funcionários ficam esclarecidos quanto aos benefícios e vantagens do ambiente, bem como estarão cientes sobre o que é ou não adequado para o local.

Caso haja necessidade, a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas pode estabelecer normas de acordo com as políticas organizacionais da empresa. Por exemplo, determinar horários de uso e informar regras de convivência, como tempo de pausa e assuntos que podem ser inapropriados para o local.

Entretanto, não esqueça que o intuito da sala de descompressão é promover um clima agradável, saudável e estimulante, para que as pessoas se sintam felizes em seu ambiente de trabalho e sejam mais produtivas. Por essa razão, é interessante evitar regras rígidas.

Gostou de descobrir como impulsionar o uso adequado da área de descanso da sua empresa? Então não deixe de conferir mais artigos como este no blog da Riccó!

PARA CIMA