Como Escolher a Melhor Cadeira Ergonômica Para Seus Colaboradores?

Entre tantos modelos, decidir qual a melhor cadeira ergonômica para os trabalhadores em seu escritório pode ser uma tarefa difícil. São muitos os pontos que devem ser considerados, desde o conforto até a estética.

É necessário, entretanto, entender o que deve existir no mobiliário em termos de características para que ele seja, de fato, ergonômico e, inclusive, como isso deve ser avaliado na hora da escolha.

O que é um móvel ergonômico?

Ergonomia é uma palavra que deriva do grego, somando os termos “ergon”, relacionado a trabalho e “nomos”, ligado a regras ou normas. A norma regulamentadora responsável por esse detalhe é a NR-17, focada em segurança e medicina do trabalho.

Resumidamente, a melhor cadeira ergonômica é aquela que permita o trabalhador executar sua função, durante todo o tempo, atendendo aos requisitos básicos de segurança do
trabalho, sem afetar sua saúde. Por essa razão, é importante se ater a alguns pontos na hora de optar pelo mobiliário corporativo:

Regulagens

Alguns dos principais pontos apontados pela NR-17 dizem respeito à posição que o colaborador deve estar sentado ao trabalhar. Os detalhes prioritários são:

  • apoio de braço deve permitir que o trabalhador mantenha os braços retos, a 90º, enquanto digita. A mesma angulação vale para as costas, pernas e joelhos (o assento deve ser reto);
  • o ângulo de visão em relação ao monitor deve ser levemente abaixo da linha dos olhos, mas precisa permitir que o colaborador possa ver sem mover a cabeça;
  • os pés devem tocar o chão durante todo o tempo.

Para que isso seja possível, a melhor cadeira ergonômica precisa contar com regulagens amplas de altura e inclinação do assento e encosto e, se possível, de altura dos braços. Além disso, detalhes como a densidade da espuma do assento fazem a diferença.

O rodízio também pode ser uma adição útil à questão da ergonomia, pois com a possibilidade de mover a cadeira, o colaborador não precisará levantar ou entortar seu corpo para procurar itens em sua mesa ou em outras.

Design

Cadeiras com um encosto constituído por telas, como o dos modelos Next, Tekion MG e Loop, permitem que o colaborador tenha mais conforto em dias quentes, pois evitam a transpiração na parte das costas, já que a passagem do ar não é obstruída.

Os assentos são itens que não precisam, necessariamente, combinar com o mobiliário do escritório, visto que são objetos que têm personalidade própria e ocupam seu espaço.

Entretanto, na Riccó você pode encontrar diversos modelos que, além de oferecerem ótimos aspectos na questão de segurança e saúde do trabalhador, ainda estão disponíveis em cores distintas para você optar pela melhor cadeira ergonômica e ainda fazer uma decoração perfeita em seu ambiente!

Conheça nossas opções e descubra um novo jeito de mobiliar com as dicas da Riccó Móveis!

PARA CIMA