Importância da biofilia nos escritórios para a saúde e bem-estar

A biofilia não é apenas um estilo de vida que coloca as pessoas em contato intenso com a natureza: vento, sol, luz solar, mar, árvores, pedras, chuva, neve, entre outros elementos.

Vai bem mais além do que isso. É um conceito que, hoje, integra projetos arquitetônicos e permite que os trabalhadores não só se tornem mais produtivos e eficientes, mas também faz com que tenham mais saúde e bem-estar tanto físico como psicológico.

Ficou curioso para entender um pouco mais a respeito da relação entre biofilia e bem-estar em ambientes como escritórios? Continue a leitura deste texto!

O que é biofilia para escritório?

A biofilia é uma expressão antiga que significa, segundo os dicionários mais sofisticados, amor à natureza. Ela foi popularizada por Edward Osborne Wilson em seu livro cujo título era “Biofilia”.

Em sua obra, Edward descreve a biofilia como um processo pelo qual buscamos voltar à nossa atenção para as coisas que são vivas, que nos trazem encanto e paz interior.

Hoje o conceito foi ampliado e incorporado aos projetos de escritórios, objetivando a integração de ambientes de trabalho e natureza com a finalidade de promover um espaço saudável, no qual o colaborador pudesse se sentir bem e feliz.

Como a biofilia está sendo usada na arquitetura?

A biofilia deixou de ser apenas uma filosofia de vida e passou, como dissemos, a integrar os projetos de arquitetura.

Geralmente, ela é aplicada para conferir ao ambiente um aspecto natural, com bastantes cores como verde, amarelo e marrom, que é a tonalidade da madeira.

Aplicando elementos da natureza em ambientes como escritórios, shoppings, lojas, restaurantes, empresas, espaços culturais e escolas, desejam-se não somente promover o bem-estar das pessoas e sua saúde, mas também compensar o desequilíbrio natural que ocorreu com a modernização e a expansão das cidades.

Assim, buscam-se unir o natural e o moderno em um mesmo projeto, buscando com isso o equilíbrio perfeito.

Vantagens da biofilia em escritórios

A biofilia traz diversas vantagens tanto para o escritório como para os seus trabalhadores, como:

  • Bem-estar mental e físico;
  • Energia positiva;
  • Educação ambiental;
  • Satisfação dos trabalhadores em executar suas atividades em uma empresa que valoriza e respeita a natureza;
  • Produtividade;
  • Eficiência nas operações diárias;
  • Local de trabalho agradável;
  • Clima de trabalho agradável;
  • Garante maior capacidade criativa;
  • Conscientiza os trabalhadores em relação à causa ambiental.

A integração entre biofilia e espaços empresariais se tornou, hoje, uma tendência que pode fazer com que uma organização consiga alcançar com maior rapidez os seus objetivos e, assim, o sucesso.

Essa relação, como vimos, garante maior diferencial ao seu negócio no mercado, podendo fazê-lo conquistar novos clientes e, assim, vender ainda mais.

O segredo do sucesso é motivar os colaboradores com coisas simples, mas que representam uma grande importância para a sociedade: a natureza!

Já que está aqui, por que não aproveita o momento e entra em contato conosco? Juntos, podemos fazer a sua empresa se tornar um local superagradável e capaz de conquistar o mundo. Pense nisso!

SCROLL UP