8 Fatores que Influenciam na Produtividade no Ambiente de Trabalho

Conquistar uma boa produtividade no ambiente de trabalho é o objetivo de todas as empresas. Entretanto, uma série de fatores podem influenciar no desempenho de seu negócio, como o clima organizacional e até mesmo a mobília escolhida para o escritório.

A seguir, conheça os fatores que interferem diretamente na produtividade e saiba como promovê-la.

Fatores que influenciam na produtividade no ambiente de trabalho

A produtividade no ambiente de trabalho é a capacidade de concluir tarefas de forma ágil e qualificada.

Para alcançar esse objetivo, é necessário estar atento quanto aos aspectos que interferem na conquista do resultado pretendido, tanto de forma positiva, quanto negativa. Dentre eles, podemos destacar oito fatores principais:

1. Clima Organizacional

O clima organizacional tem alto poder de influência na produtividade. Isso porque um ambiente de trabalho agradável contribui para o engajamento e satisfação dos funcionários, que produzem mais e melhor.

2. Organização do espaço

Um ambiente bem organizado facilita a localização de ferramentas e documentos importantes para a rotina de trabalho, favorece a concentração dos colaboradores e ainda contribui para construir uma boa imagem da empresa.

3. Distribuição de funções e projetos

Quando a distribuição de funções e projetos não está bem definida e esquematizada, há perda na produtividade, principalmente no andamento de processos que envolvem membros de diversas equipes.

Isso porque uma boa distribuição ajuda a delegar tarefas e, consequentemente, promove uma integração mais efetiva entre os setores.

4. Gestão do tempo

Gerir bem o tempo é um dos grandes segredos para conquistar a produtividade. Nesse caso, a dica é fazer pequenos intervalos entre a execução de uma tarefa e outra para evitar o cansaço mental.

Outro ponto aqui é programar tudo o que deve ser feito no início do dia. Você pode estimular isso em sua equipe com o uso de ferramentas de gerenciamento de tarefas e projetos.

5. Utilização de celular

O uso de redes sociais e dispositivos móveis podem prejudicar o desempenho do funcionário. Entretanto, a melhor solução para essa questão não é a aplicação de regras rígidas, mas sim a construção de uma boa cultura organizacional.

6. Mobília

Oferecer móveis que atendam as normas de ergonomia também é um fator determinante para aumentar a produtividade, pois proporcionam um ambiente agradável, confortável e funcional, além de evitarem uma parte dos problemas laborais que podem gerar afastamento.

O mobiliário também pode colaborar com o aumento da identidade corporativa e engajamento dos funcionários.

7. Inovação

Constantemente, novas tecnologias são criadas para facilitar a vida empresarial. Portanto, é importante manter-se atualizado quanto ao surgimento de novos recursos que são eficazes para aumentar a produtividade e aplicá-los em sua empresa.

8. Recursos de automação

Uma ótima maneira de otimizar o tempo de trabalho é automatizar determinados processos. Desta forma, os funcionários terão maior disponibilidade para focar nas atividades estratégicas.

Ao atentar-se a esses fatores, você certamente conseguirá oferecer uma estação de trabalho ideal para a produtividade do seu negócio.

Aproveite para conferir mais artigos como este no blog da Riccó Móveis!

PARA CIMA